Urnas eletrônicas são entregue em seções eleitorais de Porto Alegre

Urnas eletrônicas são entregue em seções eleitorais de Porto Alegre

Serão entregues kits covid, compostos por diversos itens como, álcool em gel, máscaras e face shields

Cláudio Isaías

publicidade

As urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação de domingo em Porto Alegre começaram a ser transportadas hoje. Os equipamentos foram retirados do depósito do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS), no bairro São Geraldo, na zona Norte da Capital.

Uma equipe de aproximadamente 150 pessoas entre servidores do tribunal e uma empresa terceirizada, responsável pelo transporte das urnas, atuaram no trabalho que iniciou às 6h30min. O chefe da Seção de Administração das Urnas do TRE/RS, Vanderlei dos Santos, informou que dos 2.630 equipamentos que vão atender a Capital, 70% foram entregues em sete seções eleitorais da Capital.

"Estamos levando nesta primeira etapa 1.850 urnas e no sábado o restante, 780 urnas eletrônicas", ressaltou. As eleições municipais ocorrem no domingo, dia 15 de novembro, em todo o país. Por ser um ano de pandemia da Covid-19, segundo Santos, foram tomados todos os cuidados para garantir agilidade e segurança a todos os eleitores. "Estamos seguindo os protocolos de segurança estabelecidos pelos órgãos de saúde nessa eleição", destacou. 

Segundo TRE/RS, as 24,3 mil seções eleitorais do Estado estarão plenamente abastecidas com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Devido à pandemia, também serão entregues kits covid, compostos por diversos itens como, álcool em gel, máscaras e face shields - protetor facial. Os profissionais que realizaram o transporte foram instruídos a observar os protocolos de segurança e a permanecer por pouco tempo nos depósitos da Justiça Eleitoral.

O veículo que se apresentou no depósito, foi carregado com as urnas e kits e seguiu o roteiro de distribuição na Capital. Ao chegar em cada local de votação, a empresa responsável pela entrega das urnas eletrônicas realizou a entrega das urnas e os kits ao administrador do prédio indicado como responsável. 

Conforme o TRE/RS, os eleitores devem seguir as normas de distanciamento social e evitar o contato físico. A recomendação é que seja mantida a distância mínima de um metro entre as pessoas. Também serão disponibilizados materiais de proteção como álcool gel e máscaras. No entanto, a orientação do tribunal é que o eleitor já saia de casa com a sua, pois o número de máscaras extras é limitado e a sua utilização para votar é obrigatória.

Antes das eleições, a dica é que cada pessoa verifique o seu local de votação através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no aplicativo e-Título. A Justiça Eleitoral gaúcha também disponibiliza para consulta dos locais o telefone 148. Neste sábado, o serviço estará disponível das 10h às 19h e no domingo de eleição, dia 15, das 6h às 17h.

Depois de verificar onde votar, não esqueça de levar documento oficial com foto, máscara e sua caneta para evitar o compartilhamento do objeto na hora de assinar. A votação ocorre entre 7h e 17h, de acordo com o relógio local. O horário entre as 7h e 10h da manhã será preferencial para maiores de 60 anos e pessoas em grupo de risco. O primeiro turno da votação ocorre no dia 15 de novembro, e nos municípios onde se aplica, o segundo turno será realizado no dia 29 de novembro.
 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895