Política

Eunício Oliveira anuncia que votação sobre afastamento de Aécio será aberta

Senador mineiro precisa de 41 votos para reverter decisão do STF

Votação sobre afastamento de Aécio será aberta
Votação sobre afastamento de Aécio será aberta Foto : Jefferson Rudy / Agência Senado / CP
O presidente do Senado, Eunício Oliveira, anunciou na tarde desta terça-feira que a votação sobre a decisão do Superior Tribunal Federal (STF) de afastar o senador Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato será aberta.

Nessa segunda-feira, o ministro do STF Alexandre de Moraes acolheu os argumentos do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que ingressou com um mandado de segurança no Supremo para garantir a votação aberta e nominal do caso do mineiro.

Aécio Neves precisa obter 41 votos para anular a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que, além de afastar o senador das funções parlamentares, determinou que ele não saia de casa a noite e o recolhimento de seu passaporte.

Eunício Oliveira confirmou ainda que a votação de Aécio será o primeiro item da paute desta terça-feira. “É o primeiro item da pauta, acabei de receber a informação que já tem mais de 45 registros de senadores e para abrir a sessão é preciso ter 41 senadores. Está em regime de urgência e, portanto, vou dar sequência à votação. Não cabe ao presidente do Congresso colocar parlamentares no plenário. Na hora em que temos mais de 41 senadores, é o que determina o regimento, eu posso abrir a sessão. E é o que farei”, disse.

No momento, senadores do PSDB estão reunidos para deliberarem sobre o assunto. A tendência majoritária do partido é votar contra a decisão da Primeira Turma. Na tentativa de angariar apoio, o parlamentar tucano enviou uma carta aos colegas no dia de hoje defendendo-se das acusações de corrupção passiva e obstrução de Justiça feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) com base nas delações premiadas da empresa J&F.

"Os 41 votos sim ou não dependem da chamada que eu fizer para manter ou revogar (a decisão do STF). O meu entendimento, de acordo com a Constituição, é que só se delibera com 41 votos sim ou não", afirmou Eunício Oliveira.

PT

Após uma reunião com a bancada do PT no Senado, o senador Humberto Costa (PT-PE) disse que “diante da robustez das provas” o partido vai votar pela manutenção das medidas cautelares impostas a Aécio pelo STF.

Defendendo que a votação ocorra nesta terça-feira para que o Senado resolva o assunto o quanto antes, Costa negou que o PT tenha mudado de posição. Segundo ele, a manifestação anterior do partido , em que criticava Aécio, mas defendia a revisão das medidas cautelares, fazia sentido do ponto de vista da “independência dos poderes”.

“Nós nos colocamos anteriormente contra([a decisão da Primeira Turma) pelo fato nosso entendimento, pela Constituição Federal, o Supremo não poderia aplicar esse tipo de pena, mas o Senado sim. Na medida em que houve uma pacificação desse assunto e o Supremo concordou com essa visão, agora temos que discutir o mérito, ou seja se o senador cometeu ilicitudes e irregularidades que justifiquem o seu afastamento”, afirmou Humberto Costa, referindo-se à decisão do Supremo, na semana passada, sobre o aval do Congresso em decisões similares.