Famurs reclama de prejuízos dos municípios com isenção do IPI

Famurs reclama de prejuízos dos municípios com isenção do IPI

Eleito nesta quinta, Valdir Andres quer compensação antes de “quebradeira geral”

Correio do Povo

publicidade

Eleito na tarde desta quinta-feira presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, reclamou da redução do IPI. Para ele, 80% dos municípios correm risco de quebrar por não receber o que lhe é de direito do tributo.

“O governo federal faz caridade com chapéu alheio. Dá isenção à indústria automobilística e nos tira a nossa parte do imposto que temos direito. Caiu muito a arrecadação dos municípios. Os municípios não aguentam mais. Se continuar assim teremos uma quebradeira geral dos municípios”, afirmou Andres. Para ele, quatro em cada cinco municípios “não vão aguentar muito tempo”.

Andres ponderou que não é contra o incentivo. Porém, defende uma compensação do governo federal. “Compensa aquilo que nós vamos perder, que é bastante”, argumentou. De acordo com o ele, Santo Ângelo deixou de receber R$ 1 milhão nos primeiros quatro meses de 2013.

Valdir Andres foi eleito presidente da Famurs com 185 votos. Ele tomará posse no dia 26 de junho, durante o 33º Congresso dos Municípios, em Esteio.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895