O vice-governador Gabriel Souza (MDB) prometeu nesta quarta-feira, durante reunião do Sincodiv (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos), o lançamento da devolutiva do bloco 1 de concessões para o próximo mês. O sindicato está ouvindo todos os pré-candidatos ao Palácio Piratini sobre propostas para o setor.
“Estamos falando de pedágios, quando deveríamos falar de investimento”, disse Gabriel, ao defender as concessões promovidas pelo governo como o único meio de aplicar os investimentos nas estradas gaúchas. Ao falar sobre o assunto, o vice aproveitou para criticar seus adversários. “Teve um pré-candidato a governador, de um partido chamado liberal, defendendo a EGR, a empresa Gaúcha de Rodovias. Quer dizer, a EGR é uma piada pronta”, afirmou. A fala foi em referência pré-candidato do PL, Luciano Zucco.
Nas redes sociais, poucas horas após a fala do vice-governador, Zucco respondeu à provocação: “Jamais defendi a EGR ou qualquer concessão para estatais. Tem pré-candidato a governador mentindo. Mas a pergunta que fica é: por que quem está no governo há 8 anos não extinguiu a EGR e ainda criou o sistema de pedágio mais caro do Brasil?”, escreveu.
A concessão do bloco 2 de rodovias, que abrange as regiões do Vale do Taquari e Norte, está com o leilão marcado para 10 de junho, em São Paulo. A medida é apoiada pelo sindicato, que defende melhorias nas rodovias e entende que, mesmo com aumento no custo tarifário, o retorno ainda será positivo.
- Educação e saúde são as principais bandeiras de Juliana Brizola para o governo do RS
- PSDB inicia investidas na busca de um nome para a presidência
- Juliana Brizola surpreende empresários na Federasul
Para o setor, Gabriel fez duas promessas: manter o que já está feito, como a digitalização na transferência de veículos e a isenção de IPVA para carros elétricos, e “aprofundar a questão da simplificação do Detran”.
“É importante para a gente descarbonizar o RS. Temos metas de descarbonização até 2030 e 2050 e uma série de políticas públicas sobre isso. Queremos incentivar cada vez mais as energias renováveis, e o carro elétrico é uma das formas de viabilizar isso”, disse. Atualmente, segundo dados do Sincodiv, o RS é o estado que mais vende automóveis elétricos proporcionalmente, sendo 25% dos carros de passeio.
No final da reunião-almoço, que teve a presença de toda a chapa de Gabriel, incluindo o pré-candidato a vice, Ernani Polo (PSD), e os pré-candidatos ao Senado, Germano Rigotto (MDB) e Frederico Antunes (PSD), representantes do setor fizeram um pedido: a isenção do IPVA para motos de 200 cilindradas. O objetivo é aumentar a venda desse tipo de veículo. Gabriel não fez promessas, mas afirmou que deve estudar se a proposta se encaixa no programa de equilíbrio fiscal.