Política

Governo celebrou o resultado de reunião sobre emendas impositivas, diz Randolfe

Para senador, medida garante mais transparência nos repasses

Randolfe celebra resultado de reunião sobre emendas
Randolfe celebra resultado de reunião sobre emendas Foto : Pedro França / Agência Senado / CP

O senador Randolfe Rodrigues (PT), líder do governo no Congresso, disse que a base governista celebrou o acordo alcançado durante a reunião entre o Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso Nacional e representantes do governo federal sobre as emendas impositivas.

"Nós celebramos o entendimento que ocorreu na reunião de ontem (terça-feira, 20) no STF, a qual o crescimento das chamadas emendas parlamentares não pode ser dicotômico do crescimento da receita conforme prevê o arcabouço fiscal", disse o líder em entrevista à GloboNews, na manhã desta quarta-feira, 21.

Para o senador, a decisão do STF foi assertiva, já que, como argumentou, garante que os recursos cumpram as regras de transparência, rastreabilidade e eficiência do recurso público, além de maior autonomia do Executivo em suas decisões.

"Consideramos um importante avanço as definições sobre a utilização das chamadas "emendas Pix" e as definições relativas às emendas de bancada, que agora passam a ser vinculadas aos programas do governo Lula".

Ele ainda apontou que com a decisão, as emendas de comissão terão maior consonância e concordância com os programas gerais que estão sendo executados no país, o que estabelece, como definiu, "importantes balizas" para o futuro da gestão orçamentária e fortalece o diálogo entre os poderes.

Veja Também