Governo contrata laboratório para ampliar testes PCR no RS

Governo contrata laboratório para ampliar testes PCR no RS

Acordo de seis meses prevê entrega de 250 resultados por dia

Correio do Povo

Anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite e pela secretária de Saúde Arita Bergmann durante coletiva à imprensa

publicidade

A contratação de um laboratório particular deve incrementar em 250 testes PCR de Covid-19 por dia ao Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen). Com verba do governo estadual, o contrato será de seis meses, podendo ser prorrogado por um mesmo período. O anúncio foi dado pelo governador Eduardo Leite durante coletiva à imprensa nesta terça-feira. 

Os resultados dos testes entregues pela “M&S Produtos Agropecuários Ltda” ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) devem ocorrer dentro de 24h a partir da coleta da amostra. Com o novo reforço, Leite garante maior cobertura na testagem de pacientes hospitalizados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Dados apresentados pelo governador mostram que das 230 suspeitas do vírus, apenas 50 pacientes internados tiveram diagnóstico positivo à doença no Estado.

Atualmente, os testes PCR – realizados com a coleta de sangue – são aplicados à Rede Sentinela, pacientes internados em estado grave de saúde, trabalhadores da área da saúde e os da Segurança Pública.

A partir do convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que terá a aplicação inicial de um lote de 500 testes, a intenção do governo é que testagem seja ampliada para “trabalhadores sintomáticos que tenham se afastado do trabalho”, conforme afirmou a secretária Estadual de Saúde, Arita Bergamnn. “Providenciamos a compra de um extrator para mais agilidade aos resultados”, disse Arita durante coletiva.

O governo também anunciou o reforço no atendimento com a contratação de 17 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, farmacêuticos e biólogos. A medida foi autorizada pela Assembleia Legislativa do Estado.

De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o RS possui 508 casos confirmados de Covid-19 e oito mortes em decorrência da doença. Do total, 260 casos e cinco óbitos estão localizados em Porto Alegre. Os demais óbitos notificados pela SES foram registrados em Novo Hamburgo (2) e Ivoti. 

Segundo o governador Eduardo Leite, hoje 60% dos leitos de UTI do Sistema Único de Saúde estão ocupados.

Plano de contingência ao sistema prisional do RS

O governador Eduardo Leite anunciou, ainda, um plano de contingência para o sistema prisional gaúcho a ser aplicado durante a pandemia de Covid-19. A série de ações prevê o cuidado na recepção de novos apenados até o isolamento social dentro das unidades prisionais. “O plano é muito bem montado e conta com o trabalho conjunto do Ministério Público, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública”, apontou Leite sem especificar o início de aplicação das medidas no RS.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895