Indicado para diretoria do Banco Central, Galípolo será sabatinado pelo Senado nesta terça

Indicado para diretoria do Banco Central, Galípolo será sabatinado pelo Senado nesta terça

Após passar pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), indicado do governo ainda será submetido à votação no plenário da Casa

Correio do Povo

Galípolo foi indicado para diretoria do Banco Central

publicidade

Acontece nesta terça-feira, às 8h 30, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, a sabatina do economista Gabriel Galípolo para a diretoria do Banco Central (BC). Ele foi indicado pelo governo federal para o cargo de política monetária do BC.

Galípolo, é homem de confiança do ministro Fernando Haddad, sendo o seu número 2 na Fazenda até maio, quando foi exonerado após a indicação para o BC. Ele é cotado apara assumir a presidência do Banco Central, após o término da gestão de Campos Neto.

Além dele, o Senado também fará questionamentos ao advogado Ailton de Aquino Santos, indicado para a outra vaga.


Perfil

Galípolo é conselheiro econômico na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Antes disso, o economista foi presidente do Banco Fator por quatro anos, de 2017 a 2021, tendo deixado a instituição após o BTG Pactual comprar a Fator Corretora.

Consultor na área de parcerias público-privadas (PPP), Galípolo ocupou cargos no governo do estado de São Paulo na gestão José Serra. Em 2007, chefiou a Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos. No ano seguinte, dirigiu a Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria estadual de Economia e Planejamento.

Mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Galípolo é pesquisador sênior do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895