Infestada de mosquitos, Câmara de Porto Alegre realiza segunda dedetização do mês

Infestada de mosquitos, Câmara de Porto Alegre realiza segunda dedetização do mês

Todas as atividades estão suspensas nesta segunda-feira

Samantha Klein

Câmara está passando pela segunda dedetização do mês

publicidade

Funcionários da Câmara de Vereadores de Porto Alegre estão levando repelentes e raquetes elétricas para afastar os mosquitos das salas de reuniões e gabinetes nos últimos dias. Além do problema constante com baratas e roedores, as chuvas de outubro e setembro podem ter contribuído para a infestação dos insetos. Nesta segunda-feira, a Casa está passando pela segunda dedetização do mês.

A desinsetização ocorre nos plenários Otávio Rocha e Ana Terra, assim como nas salas de reuniões das comissões 301, 302 e 303. O foco, segundo a administração, está no jardim interno do Palácio Aloísio Filho e no telhado. Com portões fechados para visitantes, ninguém além de vereadores tinha autorização para ingressar no Parlamento Municipal. O ponto é facultativo neste feriado, dia do servidor público. 

"Estamos procurando aplicar o inseticida nos feriados para evitar impacto maior às atividades da Câmara. Já foi realizada uma dedetização no início do mês, mas o problema ainda não foi sanado. Então se procurou reforçar nesse local (jardim interno), assim como os técnicos da empresa foram instruídos a averiguar água parada no entorno", ressaltou o diretor-geral da Câmara, Sílvio Luís da Silva Zago. 

O diretor ainda destaca que a área, cercada pelo Parque da Harmonia e pelo terreno abandonado da ex-futura sede da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), onde se acumulam alicerce enferrujado e lixo, é propícia para infestação de roedores. "É cada bicho que parece um lagarto", brinca um dos seguranças da Câmara. 

A empresa Detinsect tem contrato de número 560 para aplicação trimestral de inseticida. O contrato tem valor de R$ 11.595,40 e pode ter um aditivo anual, pelo prazo máximo de duas renovações. A contratação vence 20 de fevereiro de 2020.

Câmara teve ponto facultativo pelo dia do servidor público / Foto: Samantha Klein 

Atividades parlamentares

A próxima atividade no plenário Otávio Rocha da Câmara ocorrerá nesta terça-feira, a partir das 8h30min, com reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra a gestão do prefeito Nelson Marchezan Júnior. Na última quinta, o encontro da CPI não ocorreu por volta de quórum. Às 19h, haverá sessão solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao vereador Luiz Braz. Nas salas das comissões, haverá reuniões a partir das 10h.

Conforme o líder do governo na Casa, a intenção é retomar as votações em plenário na próxima quarta-feira. Entre os projetos aptos a votação, está a proposta que cria o Programa de Residência Jurídica. Dessa forma, poderão ser contratados formados em Direito para trabalhar temporariamente na Procuradoria-Geral do Município. A medida prevê uma bolsa-auxílio de R$ 2,5 mil por 30 horas semanais de trabalho, dedicadas às atividades do programa, com duração de até 12 meses, prorrogável uma vez por igual período. 

A proposta tem viés educacional e de incentivo ao Direito Público, de acordo com a corregedora-geral da PGM Simone Custódio. "Além da teoria, a proposta é proporcionar contato com o Direito Público através da prática ao auxiliar os procuradores".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895