O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assinaram ontem instrução normativa para permitir que beneficiários possam utilizar antecipadamente até R$ 150 como crédito. A medida entra em vigor na sexta-feira, 29.
Na prática, as pessoas poderão antecipar R$ 150 do benefício e, no vencimento regular, esse valor será descontado diretamente na folha - sem juros, taxa ou correção.
A expectativa é de que o crédito (que não poderá ser sacado) possa ser utilizado para cobrir custos como farmácia. Será proibida a utilização do valor em apostas.
Aposentados, pensionistas e beneficiários poderão pedir a antecipação pelo cartão Meu INSS Vale+, que tem parceria com instituições financeiras por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado com o INSS.