Referência no Correio do Povo, Walter Galvani recebeu uma homenagem do Mercado Publico de Porto Alegre. O terceiro quadrante do pavimento térreo do local recebeu o nome da personalidade. O tributo foi consumado a partir de projeto proposto pelo vereador Rafael Fleck (MDB).
- Câmara de Porto Alegre aprova LDO de 2026
- Concessão do Dmae: líder diz ter votos; oposição rebate
- Projeto de concessão do Dmae está pronto para votação na Câmara de Porto Alegre; entenda
Em 1972, Galvani foi responsável por impedir a demolição do patrimônio histórico da cidade. O então prefeito planejava destruí-lo, porém, uma mobilização iniciada pelo jornalista fez a Prefeitura mudar de planos. Mais de 50 anos depois, o personagem foi imortalizado no espaço.
“Segundo ele, o feito que mais lhe trouxe orgulho foi ter iniciado a mobilização para impedir a demolição do Mercado Público de Porto Alegre. Em 1972, o então prefeito da cidade chegou a afirmar que iria ‘destruir aquela velharia para fazer uma avenida’”, destacou Fleck.
O vereador recordou que após a morte de Galvani, houve tentativa de denominar todo o Mercado Público com seu nome, iniciativa que não avançou. “Agora, com a aprovação da nova lei, Porto Alegre presta uma justa homenagem àquele que lutou pela preservação de um de seus maiores patrimônios”, enfatizou.
Assim, o Pavimento Térreo – Quadrante III do Mercado Público passa a se chamar oficialmente “Jornalista Walter Galvani”.