Legalidade entra para o calendário oficial do Estado

Legalidade entra para o calendário oficial do Estado

Movimento liderado por Leonel Brizola será celebrado anualmente no dia 28 de agosto

Mauren Xavier / Correio do Povo

Governador Tarso Genro (E) e deputada Juliana Brizola (D) assinaram o ato

publicidade

O Movimento da Legalidade ocupará um espaço fixo no calendário das comemorações estaduais a partir de agora. Anualmente, o dia 28 de agosto será de recordações e homenagens ao movimento, que completa 50 anos. O gesto foi consolidado na manhã desta quinta-feira, com a sanção do governador Tarso Genro ao projeto de lei da deputada estadual Juliana Brizola, neta de Leonel Brizola, que liderou o movimento. A assinatura ocorreu no gabinete do Palácio Piratini com a presença de secretários e da deputada.

• Confira o site especial Vozes da Legalidade
• CP desta quinta circula com caderno especial Legalidade 50 anos

Autora do projeto, Juliana lembrou que mais do que apenas recordar, a ideia da criação do projeto instituindo a Semana da Legalidade é para que as gerações mais jovens conheçam e deem valor à democracia e à liberdade. “É preciso fazer com que os jovens aprendam e discutam mais sobre esse que foi um dos momentos importantes da História do Rio Grande do Sul”, afirmou a deputada. Com a semana, Juliana espera que as escolas também abordem mais o assunto, principalmente ao incluir tema nas atividades de História com uma abordagem mais ampla.

Para o governador, que afirmou se sentir emocionado por assinar a lei, a comemoração vai além do que apenas um ato festivo. “Esse é um momento histórico e que deve servir de exemplo. A cultura da democracia existe hoje e é compartilhada, porém não foi simples. Ao contrário, a conquista foi muito difícil”, afirmou.

Tarso Genro ressaltou ainda que quem viveu os tempos de opressão compreende melhor o real valor e importância do Movimento da Legalidade. Ele lembrou ainda que ficou definido o dia 28 de agosto por se a data mais marcante neste processo de lutas do movimento. “Nesta data foi evitado o início de uma guerra civil no Brasil, o que poderia ter destruído a nossa sociedade”, afirmou.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895