Lula decide indicar Dino ao STF, diz CNN

Lula decide indicar Dino ao STF, diz CNN

Presidente chamou ministro da Justiça para uma reunião no Palácio da Alvorada

Correio do Povo

publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria decidido indicar o ministro da Justiça, Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF) na vaga deixada por Rosa Weber, que se aposentou em setembro. A informação foi veiculada nesta segunda-feira pela CNN. 

Mais cedo, Lula convocou Dino para uma reunião no Palácio da Alvorada, em Brasília. Além de Dino, o chefe de Estado deverá indicar Paulo Gonet para a procuradoria-geral da República. 

Após a indicação, o nome deve ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo plenário do Senado. O ministro da Justiça é bem avaliado pelos membros da mais alta Corte do país e não deve enfrentar resistências, com exceção da oposição.

Segundo informações do R7, recentemente, Lula jantou com os ministros do STF Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. A avaliação é que o encontro tenha sido um aceno à relação entre Executivo e Judiciário. Atualmente, o Congresso Nacional tem desagradado ao Supremo com propostas que limitam a atuação dos ministros.

Tentativa por uma mulher negra no STF 

Na semana passada, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, revelou que havia elaborado em conjunto com a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, uma lista com nomes de mulheres negras a serem consideradas por Lula para o lugar de Rosa Weber. A ideia, no entanto, não deve ser levada adiante. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895