O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrou-se com o Papa Leão XIV nesta segunda-feira (13) no Vaticano. O encontro ocorreu após Lula desembarcar em Roma no domingo (12) para participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Esta é a quarta vez que Lula se reúne com um papa, tendo sido recebido anteriormente por João Paulo II, Bento XVI e Francisco em diferentes fases de sua carreira política.
Em uma publicação na rede social X, o presidente detalhou os temas centrais do encontro, que incluíram a fome global e a importância da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Lula destacou os avanços do Brasil: "Falei ao Papa sobre minha participação hoje no encontro da FAO e como em dois anos e meio tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. E, agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza."
- Eduardo Bolsonaro nos EUA foi prejuízo gigantesco para nosso projeto, diz Ciro Nogueira
- Alckmin acredita que Lula e Trump podem se encontrar na Malásia
Convite para a COP30 e futura visita ao Brasil
Um dos pontos centrais da conversa foi o convite feito por Lula para que o pontífice participe da COP30 (Conferência das Nações Unidas Sobre Mudança Climática), que será realizada em novembro, em Belém, no Pará.
O presidente ressaltou o significado histórico do evento: "Convidei-o a vir à COP30, considerando a importância histórica de realizarmos uma Conferência do Clima pela primeira vez no coração da Amazônia". O Papa Leão XIV, no entanto, informou que não poderá comparecer devido ao Jubileu, mas garantiu que o Vaticano terá representação oficial em Belém.
Na mesma postagem, Lula revelou que o Papa Leão XIV expressou a intenção de visitar o Brasil em um momento oportuno, embora ainda sem data definida. O presidente celebrou a notícia, afirmando que o pontífice "será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro", e lembrou as recentes demonstrações de fé no Círio de Nazaré e nas comemorações do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira do Brasil.