Maneco Hassen substitui Pimenta na Secretaria da Reconstrução do RS
Troca foi anunciada durante balanço de ações da pasta desde o início da tragédia que atingiu o Estado
publicidade
Durante balanço das ações da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul desde o início da tragédia climática que assolou o Estado, foi anunciada a troca no comando da pasta. O ministro Paulo Pimenta retorna à Secretaria da Comunicação Social (Secom) do governo federal. Em seu lugar, assume Maneco Hassen, até então secretário de comunicação institucional na Secom. Além disso, a secretaria deixa de ter status de ministério e passa a ser vinculada à Casa Civil.
Veja Também
- Deputados e entidades pedem a inclusão da duplicação da ERS 118 no Plano Rio Grande
- Fim do Ministério, que dará lugar à secretaria da Reconstrução no RS
- Fetag-RS sobe o tom: “Perdemos a paciência. O governo está nos enrolando há muito tempo”
Maneco já vinha atuando como o número dois na Reconstrução. Filiado ao PT desde 2001, foi prefeito de Taquari, cidade sucessivamente atingida por enchentes no último ano, por dois mandatos, entre 2012 e 2020. No seu segundo governo, foi presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
Ele atualmente é terceiro suplente na bancada do PT na Assembleia Legislativa, partidos que tem três candidatos nas eleições municipais deste ano: Stela Farias, em Alvorada; Valdeci Oliveira, em Santa Maria; e Luiz Fernando Mainardi, em Bagé. Caso todos sejam eleitos, Maneco ganha direito a uma cadeira no Parlamento.
Outro gaúcho do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a assumir a Reconstrução, Maneco deve comandar a secretaria até 20 de dezembro, data em que expira o prazo de existência da pasta.