Ministro Carlos Lupi projeta metas da Previdência em visita ao RS

Ministro Carlos Lupi projeta metas da Previdência em visita ao RS

Zerar fila do INSS, portal de transparência exclusivo e cartão integrando todos beneficiários são focos da pasta

Felipe Nabinger

Carlos Lupi, na foto com o deputado federal Pompeo de Mattos, participou de homenagem a Brizola

publicidade

Mesmo que em uma visita não oficial, Carlos Lupi (PDT) foi o primeiro ministro do governo Lula (PT) a vir ao Rio Grande do Sul na atual gestão. O ministro da Previdência participou de um ato em homenagem aos 101 anos do nascimento de Leonel Brizola, neste sábado, e projetou metas de seu comando na pasta para os cem primeiros dias de governo. Segundo Lupi, a redução da fila do INSS e a criação de um cartão de identificação centralizando dados de totos os segurados da Previdência, incluindo aposentados, pensionistas e recebedores do Benefício de Prestação Continuada (BPC) estão entre os objetivos iniciais.

Conforme o ministro dentro de 15 dias, ele terá todos os pedidos de quem pediu aposentadoria até o final do ano. "Vamos trabalhar nesses cem primeiros dias para reduzir muito a fila. Não vai dar para zerar e não podemos trabalhar com promessas mentirosas. Isso (zerar a fila) eu consigo até o final do ano", afirmou. Zerar a fila do INSS, conforme o próprio Lupi, é uma exigência do presidente Lula. "Temos mais de 37,5 milhões de beneficiários. Nosso foco é dar dignidade, respeito e cidadania a esses brasileiros", disse.

Cartão único

Sobre o cartão de identificação, tema de encontro com a presidente da Caixa, Rita Serrano, Lupi afirmou que será uma realidade ainda na largada do novo governo. "Vamos lançar, até o centésimo dia, o cartão do beneficiário, uma carteira que vai unificar todos os direitos dos beneficiários, desde andar de ônibus interestadual, até entrada de cinema e estacionamento. Estamos combinando com o Banco do Brasil e com a Caixa para que eles criem uma carteira de promoções com descontos", revelou.

Outras medidas estão ligadas a transparência e possibilidade de renegociação de dívidas para quem contraiu empréstimo consignado aos benefícios da Previdência. "Vamos dar transparência ao INSS e melhorar a automação. Vai ter um Portal de Transparência exclusivo do INSS. Não podemos ter ninguém manipulando informação, completando que pretende reunir-se com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para que beneficiários tenham linhas para a renegociação de dívidas oriundas de empréstimos.

Agenda no RS

Carlos Lupi chegou ao RS na sexta-feira, participando de uma reunião da executiva estadual do partido em Capão da Canoa, no Litoral Norte, como presidente nacional do PDT. Entre os temas estavam o planejamento do posicionamento do partido após análise do último pleito e a sucessão no comando da sigla em âmbito regional. Depois do ato em memória de Leonel Brizola, no sábado, o ministro deixou o Estado.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895