Mourão subscreve PECs que envolvem ministros do STF

Mourão subscreve PECs que envolvem ministros do STF

Uma das propostas prevê arguição periódica dos integrantes da maior Corte do país

Correio do Povo

Senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS)

publicidade

O senador gaúcho Hamilton Mourão (Republicanos) subscreveu duas propostas de emenda à Constituição (PECs) que envolvem o Supremo Tribunal Federal (STF). Os textos são de autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) e ainda estão em fase de coleta de assinaturas mínimas para serem protocoladas. São necessárias 27 adesões, que representa um terço do Senado.  

A primeira PEC inclui na competência de controle administrativo e dos deveres funcionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) os ministros dos Tribunais Superiores e do STF.

A segunda prevê a realização de arguição pública de ministros do Supremo a cada oito anos, que pode representar a recondução ou não do magistrado pelo voto da maioria absoluta do Senado.

"Não faz sentido algum que apenas o STF fique de fora do controle da atuação administrativa e financeira do CNJ, conselho plural, criado em 2004, que não interfere em decisões judiciais. Dos três Poderes, apenas o STF permite mandato vitalício, o que pode ser contrabalanceado pela sabatina”, afirma o senador.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895