Política

MP apura suposto uso de máquina pública na campanha de Porto Alegre

Áudio indicaria servidores da prefeitura fazendo promessas de obras em troca de votos

O Ministério Público Estadual investiga um suposto caso de uso da máquina pública para pedir votos para o prefeito de Porto Alegre e candidato à reeleição José Fortunati (PDT) e para o candidato a vereador Cássio Trogildo (PTB), licenciado da Secretaria de Obras e Viação (Smov), no pleito do próximo domingo. Um áudio, onde interlocutores supostamente ligados à administração municipal pedem votos para ambos foi entregue ao promotor Mauro Rockenbach, que instaurou um procedimento para apurar as denúncias.

Na gravação, durante um possível encontro político, supostos servidores prometiam o asfaltamento em uma rua do núcleo 19 do bairro Rubem Berta, na zona Norte da Capital, em troca dos votos. A suposta reunião teria ocorrida na semana passada no bairro. A reivindicação da comunidade sobre o asfaltamento existe há 10 anos. Nesta terça-feira, máquinas estavam trabalhando no local.

Além da investigação que está sendo conduzida por Rockemback sobre as gravações, lideranças de partidos como PSB e PC do B, além de vereadores da bancada do PT, prometem denunciar outro suposto caso de uso da máquina pública para pedir votos para o candidato pedetista.

Com informações do repórter Voltaire Porto

Bookmark and Share