No Republicanos, Mourão entra na disputa ao Senado

No Republicanos, Mourão entra na disputa ao Senado

Vice-presidente da República lançou pré-candidatura pela vaga pelo Rio Grande do Sul e amplia articulação por composição de chapa

Correio do Povo

Durante o ato de filiação, Mourão confirmou que quer disputa a vaga no Senado pelo Rio Grande do Sul

publicidade

Com a filiação ao Republicanos, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, confirmou que pretende disputar a vaga ao Senado pelo Rio Grande do Sul. No momento, estão postas três pré-candidaturas à vaga. Além de Mourão, também na quarta-feira, a ex-senadora Ana Amélia Lemos filiou-se ao PSD para tentar se eleger novamente, e o senador Lasier Martins (Podemos), que já anunciou que buscará a reeleição. Além deles, o PT, PCdoB e PV articulam para lançar o nome de Manuela D’Ávila. 

A cerimônia de filiação, que ocorreu na sede do partido, em Brasília, na noite de quarta-feira, foi marcada pelo clima de festa. O ato contou com políticos de outros partidos. Um dos presentes foi o ministro Onyx Lorenzoni, que é o pré-candidato do PL ao governo do Estado. O Republicanos vem conversando com siglas para a composição da chapa. Além do PL, mantém diálogo com o PP, que tem o senador Luis Carlos Heinze como pré-candidato. Segundo o presidente estadual do Republicanos, Carlos Gomes, as conversas permanecem e a definição ocorrerá até maio. 

Em discurso, Mourão garantiu que será leal ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao projeto de reeleição. Segundo Mourão, o presidente o apoia para concorrer ao Senado. “Quando disse ao Bolsonaro que ia me filiar e concorrer ao Senado, ele disse que ia apoiar. Cheguei aqui como vice-presidente de Bolsonaro e ele sabe que tem toda minha lealdade e apoio irrestrito ao projeto de reeleição, que considero fundamental para continuarmos a dar passos necessários de soluções”, afirmou.

Quanto ao apoio do partido ao presidente da República, Mourão disse que essa era a posição dele, individualmente, e que a legenda poderia ter outra. Marcos Pereira, presidente do Republicanos, entretanto, disse que as conversas para esse apoio estão “avançando”. “Temos confiança de que as coisas vão se ajustar o mais rápido possível.” 
O general da reserva deixa o PRTB para integrar a legenda presidida por Marcos Pereira. “Ainda não chegou o momento de encerrar minha participação na vida política no país”, discursou o general. Mourão vai ocupar a vice-presidência até 2 de abril, quando termina o prazo para que ocupantes de cargos majoritários renunciem ao mandato para concorrer a cargo diferente do que ocupam. 

Mourão é natural de Porto Alegre (RS) e ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), no Rio de Janeiro, e tem no currículo militar cursos de formação, de aperfeiçoamento, altos estudos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e Política, Estratégia e Alta Administração do Exército.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895