OAB-RS criará Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra no RS

OAB-RS criará Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra no RS

CVEN terá como funções o resgate histórico do período e a aferição de responsabilidades

Correio do Povo

publicidade

A OAB-RS seguirá a mesma linha do Conselho Federal da instituição, que criou nesta segunda-feira a Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (CVEN), e irá criar a Subcomissão no Rio Grande do Sul. A CVEN terá como funções o resgate histórico do período, a aferição de responsabilidades e a demonstração da importância das ações de afirmação como meio de reparação à população negra.

O plenário da OAB aprovou também o encaminhamento de sugestão do governo federal para que crie comissão semelhante, para atuar nos moldes do grupo que apura os crimes cometidos durante a ditadura militar.

No evento, o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, anunciou novembro como o mês da consciência negra para a advocacia. “Somos um só Brasil. Queremos uma nação de iguais. O fim do racismo e do preconceito, não admitindo a intolerância e a discriminação, são fundamentais para a construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna”, afirmou.

Marcus Vinicius também apresentou números que mostram a inserção da população negra na advocacia. “Nos últimos dois anos, 39 mil advogados negros adentraram os quadros da Ordem. Somos uma categoria representada por um contingente importante numericamente, e de qualidade de profissionais negros, que ajudam a construir a advocacia do nosso País”, disse.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895