Pacheco diz que cassação de Daniel Silveira precisa passar pela Câmara

Pacheco diz que cassação de Daniel Silveira precisa passar pela Câmara

O presidente do Senado defendeu que a perda de um mandato parlamentar precisa ser apreciada pelo Congresso Nacional

R7

Rodrigo Pacheco defende que a perda de um mandato parlamentar precisa ser avaliada pelo Congresso Nacional

publicidade

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta terça-feira (26) que a perda de um mandato parlamentar precisa ser apreciada pelo Congresso Nacional, na Casa legislativa do parlamentar, seja ele deputado federal ou senador.

Pacheco foi questionado sobre o seu entendimento em relação à cassação, tendo em vista a discussão em torno do caso do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado na última semana pelo STF a oito anos e nove meses de prisão, além da suspensão dos direitos políticos e a perda do mandato.

"Recorro muito mais à questão jurídica do que política. Em uma situação de uma decretação de perda de mandato por parte do Judiciário, há a necessidade de se submeter à Casa legislativa, para que a Casa Legislativa decida sobre isso", disse.

O presidente do Senado ainda completou: "Então, eu considero que a melhor inteligência da Constituição é nesse sentido, quando se exige a apreciação da maioria dos pares. Um mandato outorgado pelo voto popular só pode ser retirado pela própria Casa legislativa através da votação dos seus pares".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895