Porto Alegre vai discutir flexibilização do uso de máscaras em ambientes fechados nesta sexta

Porto Alegre vai discutir flexibilização do uso de máscaras em ambientes fechados nesta sexta

Encontro avaliará os últimos dados epidemiológicos da Capital e a cobertura vacinal

Correio do Povo

Reforma da Previdência precisa de 24 votos para passar, oposição conta com dez dos 36 vereadores

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre pode dar um novo passo, nesta sexta-feira, rumo a retirada total do uso de máscaras contra a Covid-19. Uma reunião entre o prefeito Sebastião Melo e a equipe do governo, marcada para 10h, irá avaliará os últimos dados epidemiológicos do município e a cobertura vacinal contra o coronavírus. Até o momento, São Paulo foi o único estado que liberou totalmente o uso do item de proteção.

Desde o dia 11 deste mês, quem transita pelos espaços abertos da Capital gaúcha já não é mais obrigado a usar a máscara. Ao anunciar a medida, Melo justificou a decisão citando o avanço da vacinação e a queda nos indicadores de contágio e ocupação da rede hospitalar. Nesta quinta-feira, a ocupação em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) era de 85,8% na cidade, com 620 pacientes usando a rede hospitalar. Dois hospitais estavam acima da capacidade: o Ernesto Dornelles (155%) e o Nossa Senhora da Conceição (111,3%). A menor ocupação foi registrada no Hospital Vila Nova, com 56,5%.

Em Porto Algre, 95,6% (1.301.214) da população acima de cinco anos já tomou ao menos uma dose da vacina, enquanto 86,1% (1.172.178) está com o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única). Além disso, 48% (653.704) do público acima de 18 anos já recebeu a dose de reforço.

Na noite de quarta-feira, o Governo do Estado publicou um decreto retirando a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos. Em espaços fechados, o acessório segue obrigatório. A decisão se baseia nos indicadores epidemiológicos atuais de redução de internações e avanço da vacinação no RS. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 86,3% da população gaúcha já recebeu ao menos uma dose da vacina, e 76% está com o esquema vacinal completo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895