O desembargador Alberto Delgado Neto, presidente do Tribunal de Justiça do RS, foi homenageado com a Medalha Justiça e Cidadania, na noite desta terça-feira, em evento realizado no Auditório do STF, em Brasília, e que faz parte das comemorações alusivas aos Troféus Dom Quixote e Sancho Pança, um dos mais reconhecidos no cenário jurídico e social no Brasil. "Estou muito feliz e honrado com mais este reconhecimento ao Judiciário gaúcho, em decorrência do trabalho desenvolvido em meio à calamidade pública para garantir a plena prestação jurisdicional, fazendo com que as pessoas continuassem sendo atendidas mesmo nos momentos mais críticos das enchentes", ressaltou Neto.
Ele recebeu a premiação das mãos do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Corregedor Nacional da Justiça, Mauro Campbell Marques.
Também foram agraciados com a Medalha os Presidentes do STF e do CNJ, Ministro Luís Roberto Barroso, e do STJ, Ministro Herman Benjamin, além de Ministros das Cortes de Tribunais Superiores e Presidentes de Tribunais Estaduais.
Foram homenageados com o Troféu Dom Quixote os Presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Deputado Arthur Lira, e o Ministro do STF, Cristiano Zanin, entre outras autoridades. O Ministro Alexandre Moraes recebeu o Troféu Sancho Pança.
O Ministro Barroso, em seu pronunciamento, disse que a Justiça está cumprindo de maneira exemplar o seu papel nos contextos estaduais e nacional. "Uma questão que eu sempre afirmo é que o nosso papel é decidir litígios, de acordo com a Constituição Federal e com a legislação. Litígios que contrapõem muitas vezes interesses poderosos e, por isso, muitas vezes não conseguimos agradar a todos.", concluiu.