Após não conseguir se encontrar com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, o governador José Ivo Sartori foi até o Supremo Tribunal Federal (STF) para detalhar a situação financeira do Rio Grande do Sul para três ministros. Sartori se reuniu com Dias Toffoli, Luiz Edson Fachin e Gilmar Mendes no início da noite desta quarta-feira.
• Leia mais sobre a Crise no RS
Além da situação do caixa do Estado, o governador também apresentou as medidas tomadas para enfrentar a crise. Assim como ocorreu no dia 4, quando ele se encontrou com os ministros Teori Zavascki, Luís Roberto Barroso e Celso de Mello, Sartori entregou documentos e colocou à disposição a equipe técnica para tirar eventuais dúvidas sobre o caixa do Estado.
Sartori foi ao STF tentar convencer os ministros a votarem pela suspensão da liminar que proíbe o parcelamento dos salários dos servidores do Executivo gaúcho. O STF começou a apreciar a matéria no dia 3, mas o julgamento foi suspenso após o ministro Teori Zavascki pedir vistas do processo.
Sartori também participou de reunião com a bancada gaúcha, na Câmara dos Deputados. A pauta foi a grave situação financeira do Rio Grande do Sul. Vinte e cinco dos 34 deputados federais da bancada estavam presentes, além dos senadores gaúchos Ana Amélia Lemos e Lasier Martins. A reunião foi conduzida pelo coordenador da bancada, deputado Giovani Cherini. Sartori convidou os parlamentares para uma reunião no Palácio Piratini no próximo dia 21. O objetivo é abrir ainda mais as contas aos deputados.
Antes do pedido de vistas o presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, alertou que o governo poderia até sofrer uma intervenção pelo descumprimento da decisão liminar. Lewandowski votou pela negativa ao recurso do Estado, e foi acompanhado pelos ministros Edson Fachin e Marco Aurélio.
Sartori se reúne com três ministros do STF
Governador detalhou a situação financeira do Estado