Política

Sebastião Melo irá decidir em março o valor da tarifa de ônibus de Porto Alegre

Assunto será pauta após retorno da viagem do prefeito aos Países Baixos

Informação foi dada em entrevista ao Correio do Povo, nesta sexta-feira
Informação foi dada em entrevista ao Correio do Povo, nesta sexta-feira Foto : Pedro Piegas

*Mauren Xavier e Flávia Simões

O prefeito Sebastião Melo (MDB) afirmou que discussão sobre reajuste da tarifa de ônibus ficará para primeira semana março, quando ele retornar da sua viagem aos Países Baixos. O prefeito garantiu que o Executivo continuará subsidiando o transporte coletivo, mas a discussão sobre o valor da passagem deverá passar por um acerto envolvendo a revisão salarial dos motoristas, que ainda está em negociação.

"Tem uma série de elementos para calcular a passagem. Eu tenho que ter orçamento também, nós estamos fazendo um contingenciamento em função das receitas. Eu quero saber o que é que eu vou ter de dinheiro”, afirmou o prefeito em entrevista à sede do Correio do Povo, na manhã desta sexta-feira.

Com viagem marcada para Brasília na próxima semana, além da ida à Europa na segunda quinzena de fevereiro – dia 19, especificamente –, a questão da tarifa ficou para depois.

Uma revisão no valor da tarifa era prevista para o início deste mês. Atualmente, o preço da passagem de ônibus em Porto Alegre é de R$ 4,80.

Veja Também

Gasômetro e HPS na mira de Brasília

Melo levará duas pautas caras à Capital para Brasília: a Usina do Gasômetro e o HPS. O compromisso oficial na capital federal trata de uma reunião entre a Frente Nacional dos Prefeitos, o presidente Lula (PT) e uma série de ministérios.

O prefeito, entretanto, munido do secretário-geral de governo, André Coronel, e de Planejamento, Cezar Schirmer, buscará acelerar o processo de titulação da Usina para Porto Alegre. A medida é um salvaguarda jurídico para o processo de parceirização do espaço.

Enquanto isso, com a bancada gaúcha no Congresso, buscará emendas para duplicar o pronto-socorro.