Senado recorre de decisão que impediu votação do veto dos royalties

Senado recorre de decisão que impediu votação do veto dos royalties

Decisão do STF pode trancar pauta da Casa, inclusive a votação do Orçamento para 2013

Agência Brasil

Senado recorre de decisão que impediu votação do veto dos royalties

publicidade

O Senado entrou nesta terça-feira com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a revisão da decisão que impediu a apreciação do veto da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei que prevê a distribuição dos recursos dos royalties do petróleo. Na segunda, o ministro do Supremo, Luiz Fux, relator do caso, determinou a suspensão da análise do veto enquanto a Casa Legislativa não analisar todos os 3 mil vetos pendentes.

Os advogados do Senado pedem que o ministro se retrate, revogando a decisão, ou que o caso seja levado ao plenário do STF. Em trecho do pedido, argumentam que a decisão de Fux é “clara ingerência” e “usurpa prerrogativa do Poder Legislativo e o deixa de joelhos frente a outro Poder”.

Outro argumento usado no recurso é que a decisão de Fux tem “efeitos devastadores” e pode trancar toda a pauta do Senado, inclusive a votação do Orçamento para 2013. O STF entrará de recesso na próxima quinta-feira até fevereiro, e o último dia de sessão para possível análise do recursos será amanhã, no período da manhã. Hoje, os líderes partidários entraram com requerimento na Mesa do Senado para que os 3 mil vetos sejam analisados em bloco nesta quinta-feira.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895