Tribunal de Justiça do RS lidera ranking de transparência

Tribunal de Justiça do RS lidera ranking de transparência

CNJ avaliou ações desenvolvidas por tribunais e conselhos do país

Correio do Povo

publicidade

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) detalhou o Ranking Transparência entre tribunais e conselhos no país. No Estado, o Tribunal de Justiça do RS (TJRS)  ficou em primeiro lugar entre os tribunais de grande porte. No segmento, justiça estadual, ficou em oitavo ao lado dos de MT e PE. Este percentual é o melhor resultado obtido pelo TJRS desde a primeira edição do Ranking Transparência em 2018. 

Segundo a juíza-assessora da presidência e coordenadora da Assessoria de Assuntos Estratégicos, Eliane Garcia Nogueira, o resultado evidencia os esforços da administração em prol da transparência e prestação de contas. 

O ranking é realizado anualmente e busca valorizar os tribunais e conselhos que mais se destacam no fornecimento de informação de forma clara e organizada. Os itens sob avaliação estão distribuídos em nove temas compostos por 83 perguntas, como por exemplo, se os órgãos publicam: os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial; informações sobre licitações e contratos, entre outros.

Os dados foram apresentados na reunião preparatória para o 15º Encontro Nacional do Poder Judiciário. O encontro foi liderado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luiz Fux. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895