Campanha que estimula reconhecimento da carne bovina gaúcha vai ao ar na quarta-feira

Campanha que estimula reconhecimento da carne bovina gaúcha vai ao ar na quarta-feira

Iniciativa do Instituto Desenvolve Pecuária, em parceria com o Frigorífico Coqueiro, quer que consumidor aprenda a encontrar a procedência do produto pelo rótulo

Nereida Vergara

Informações de origem podem ser conferidas pelo consumidor no verso das embalagens

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Entra no ar nesta quarta-feira, nas redes sociais, a campanha "De onde a carne vem? No verso da embalagem tem!". A iniciativa do Instituto Desenvolve Pecuária foi lançada na Expointer deste ano e tem por objetivo estimular a população do Rio Grande do Sul a reconhecer a procedência do produto e dar preferência à carne produzida no Estado.O presidente do instituto, Luis Felipe Barros, lembra que a carta conjuntural lançada pelo Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPro) em agosto aponta que 53% da carne consumida pelos gaúchos vêm de outros estados.

"Com mais da metade do Estado consumindo carne de fora, obviamente que tem pessoas que não sabem que esta carne é de fora", alerta. Barros reconhece que a carne comprada de outras unidades da federação chega ao Rio Grande do Sul com preço mais competitivo. Ele exemplifica que um corte de picanha vindo de Rondônia pode custar até 35% menos que o de um frigorífico local. "As razões são realmente as condições de produção e os custos mais baixos das regiões a partir do Brasil Central", comenta.

No entanto, o dirigente ressalta que se o consumidor atentar aos rótulos poderá encontrar bons cortes de carne gaúcha por preço atrativo. "Por isso, nosso objetivo com a campanha é pedagógico, para dar ao consumidor a capacidade de escolha", encerra.
  


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