Conab anuncia início das operações do PAA para esta semana

Conab anuncia início das operações do PAA para esta semana

Recebimento das primeiras propostas para venda deve ser aberto nos próximos dias


Camila Pessôa

Milton Luiz Bernardes Ferreira (em pé), durante seu discurso de posse como coordenador do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio Grande do Sul

publicidade

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve abrir as operações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) esta semana, anunciou ontem o presidente da instituição, Edegar Pretto. O dirigente, que participou da solenidade de posse do coordenador do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio Grande do Sul, Milton Luiz Bernardes Ferreira, afirmou que a operacionalização do programa iniciará com o recebimento das primeiras propostas de venda de produtos por entidades. “Queremos terminar o mês comprando já e distribuindo alimentação para quem está faltando”, projetou.

Pretto também afirmou que a Conab avalia os estoques de milho disponíveis para o programa de venda a balcão. “Temos no Rio Grande do Sul estoques em torno de 4 mil toneladas de milho, o que é pouco, mas ainda temos. Então nosso levantamento, agora, está sendo feito para saber quais unidades armazenadoras da Conab estão precisando receber milho de fora. A notícia boa é que vamos ter uma supersafra do grão, em torno de 24 milhões de toneladas”, pontuou o dirigente. 

A venda de milho a custo subsidiado aos produtores de proteína animal integra o pacote de ações anunciado pelo governo federal em socorro aos atingidos pela terceira estiagem no Estado. “Ficaram ainda pendências, anúncios, medidas, que estão sendo trabalhadas no Governo Federal e que serão anunciadas agora nos próximos dias, ou ainda este mês”, completou Pretto. “Agora estamos na fase final de elaboração das propostas para o combate à seca e Lula quer vir anunciar as medidas até o final deste mês ou no início do mês que vem”, confirmou o assessor de Assuntos Especiais do MDA, Eric Moura, que também prestigiou a posse de Ferreira.

O coordenador do MDA/RS assume o cargo com a incumbência de explicar à Assembleia Legislativa do Estado, por meio da Comissão de Assuntos Municipais, os motivos da morosidade no envio e na aplicação dos R$ 430 milhões anunciados em fevereiro pelo governo federal para socorrer os agricultores familiares. “O principal é que o MDA voltou, ampliando o seu leque de atuação para assuntos como o combate à fome, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e crédito fundiário”, enfatizou Ferreira. Segundo ele, outro assunto em que o MDA no Rio Grande do Sul pretende se envolver é a mitigação das emissões de carbono, com foco na produção de alimentos e sustentabilidade.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895