Coonecta Agro Cotribá: um passo adiante na oferta de conhecimento

Coonecta Agro Cotribá: um passo adiante na oferta de conhecimento

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, a Cotribá, abre a seus 9,3 mil cooperados a primeira edição do evento voltado para a capacitação do produtor

Nereida Vergara

Campo experimental da cooperativa tem sete hectares, sendo que quatro hectares serão destinados ao Coonecta Agro e o restante estão ocupados com experimentos em grãos e pastagens

publicidade

O engenheiro agrônomo e coordenador comercial da Cotribá, cooperativa fundada em 1911, em Ibirubá, na região do Alto Jacuí, Fernando Muller, ainda não consegue avaliar qual será a adesão e o impacto do Coonecta Agro Cotribá entre os mais de 9,3 mil associados da cooperativa. Mas uma certeza ele tem, o evento que ocorrerá no campo experimental da Cotribá nos dias 19 e 20 de fevereiro vai revolucionar a forma que a organização utiliza para se comunicar com seus cooperados, como divulga conhecimentos e novas tecnologias e como influencia cada produtor em sua área de atuação.

Concebido para ocorrer anualmente, o Coonecta terá programação das 8h às 18h, nos dois dias, dividida em nove estações temáticas, cada uma abordando assuntos de interesse da propriedade. “Estamos convidando nosso associado para viver uma experiência onde ele pode escolher o que quer visitar, de acordo com sua atividade. Vamos estar repassando novidades em manejo, maquinário, soluções biológicas e de preservação do solo, entre outras”, conta. As inscrições e a participação são gratuitas, e as visitas estão sendo organizadas em grupos de cerca de 30 pessoas por vez em cada estação. O campo experimental, no quilômetro 79 da rodovia RS 223 tem 7 hectares, dos quais 4 hectares estarão reservados ao evento. “O interessado pode fazer a inscrição até a hora do início do Coonecta, por que iremos aceitar quem chegar lá”, adianta.

Como as inscrições estão sendo feitas pelo endereço, Muller cogita que um outro produtor pode ter dificuldades em fazer o acesso virtual. “Neste caso, ele pode ir a uma das unidades da Cotribá que os nossos colaboradores estarão à disposição para ajudar”, diz. O dirigente reforça que a intenção da cooperativa é facilitar ao máximo o acesso dos associados a todas as tecnologias que foram selecionadas para compor as estações.

| Foto: Cotribá / Divulgação / CP

A primeira estação programada é a Coonecta Operação 365. O foco nela será a importância da rotação de culturas na gestão econômica da propriedade. Serão abortadas questões como a melhoria da estrutura do solo e a busca de rentabilidade. Na sequência, a estação Coonecta Solo Inteligente, com destaque para o manejo de adubação, fundamental para melhorar a produtividade do campo. Na terceira estação estará o Coonecta Sementes Biológicas e, na quarta, o Coonecta Biosoluções – novidades na utilização de azospirillum, trichodermnas, inoculantes, biofungicidas, bioinseticidas e produtos de origem natural para aplicar na nutrição das plantas.

Para as pecuárias de corte e leiteira, a Cotribá preparou duas estações específicas: a de número cinco, a Coonecta Beef, com informações sobre integração lavoura-pecuária, conversão de carne em soja, rotação de cultura, safra de grão e carne; e a de número 6, a Coonecta Milk, com alternativas para rentabilizar seus hectares cultivados através de milho, soja e pastagem para produção de leite ou carne.

A estação 7, o Coonecta Milho vai apresentar 12 materiais que estão no campo para a produção de grãos. O associado cliente vai poder avaliar as características da cada híbrido e já fazer seu planejamento para a próxima safra. Na estação 8, Coonecta Fungicidas, estarão trabalhos voltados ao controle de ferrugem asiática e doenças em final de ciclo de desenvolvimento dos grãos. O circuito se encerra com a Coonecta Herbicida, na estação 9, onde3 o foco será em soluções de combate às plantas daninhas.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895