Show Rural Coopavel: termômetro anual do mercado de máquinas

Show Rural Coopavel: termômetro anual do mercado de máquinas

Show Rural Coopavel, que se encerrou na sexta-feira, no Paraná, teve lançamentos de primeira linha da Jacto

Itamar Pelizzaro

A empresa considera o evento como a etapa inicial de seu planejamento de vendas para cada ciclo

publicidade

Os grandes fabricantes de máquinas agrícolas do Brasil buscaram, na Show Rural Coopavel, feira realizada em Cascavel, no Paraná, um termômetro inicial do mercado anual de reposição de equipamentos destinados à agropecuária e do comportamento do produtor, já que se trata do primeiro evento de grande porte do calendário nacional do setor. Wanderson Tosta, diretor de Marketing da Jacto, avalia que o evento paranaense, encerrado na última sexta-feira, dia 9, tem caráter de “indicador”. Nesta edição, o recado é que o produtor está mais seletivo em suas compras, em razão das adversidades climáticas que teve de superar e também por conta do desaquecimento dos preços de commodities como soja e milho.

Sem falar em números de vendas, Tosta projetou um Show Rural com bons resultados para a empresa, baseados especialmente na qualidade das máquinas apresentadas e dos pacotes de serviços que a Jacto possui para ajudar o agricultor em suas decisões. “Na Coopavel é onde damos as largadas dos equipamentos para as feiras do ano. Trouxemos, neste ano, a Lumina 300, uma plantadeira que vai de 16 a 18 linhas e totalmente autotransportável, podendo ser carregada de uma área para outra sem a necessidade de desmontagem, com largura de transporte de 3,20 metros”, detalhou. A plantadeira tem tecnologia, conforme o diretor, que lhe confere precisão no depósito de sementes, dando qualidade e uniformidade ao plantio.

Em máquinas de grande porte, a Jacto lançou a adubadora Uniport 8030 NPK (acima na foto), com capacidade para até 8 mil quilos de adubo no reservatório, de força automotriz. O equipamento possui faixa de aplicação de 50 metros para fertilizantes, além de permitir aplicações de corretivos e sementes. A Uniport 8030 é dotada ainda de controle de rotação da esteira dosadora e da altura das comportas, com abertura e fechamento automáticos, além do cuidado para preservar a granulometria dos fertilizantes. “Ela tem competência para aplicar com qualidade superior, evitando sobreposição de produto e trazendo economia de até 15% em fertilizante. Oferece ao produtor não apenas desempenho, mas também a possibilidade de menor custo operacional”, afirma.

Muitas vezes, vemos perda de eficiência de coisas básicas. Pontos de abastecimento mal localizados e entradas de talhão que não foram planejadas. Trabalhamos com o produtor para ajudá-lo a tirar o melhor das nossas máquinas.

O executivo da Jacto analisa que o uso de programas de gerenciamento das ações nas propriedades é sempre importante, ainda mais nos anos em que a situação da agropecuária não está tão confortável, como foram as últimas safras, primeiramente afetadas pela estiagem e, depois, pelo excesso de chuva. Para auxiliar seus clientes a otimizar as decisões nas fazendas, Wanderson Tosta lembra que a empresa oferece um pacote de serviços inclusos no software Ekos. A ferramenta digital permite integrar as soluções disponíveis para o campo e visualizar as informações. O Ekos foi desenvolvido para fazer a gestão de todas as operações agrícolas presentes nas culturas de cereais, fibras, frutas e no setor sucroenergético, com monitoramento multimarcas online.

“Muitas vezes, vemos perda de eficiência de coisas básicas, operacionais. Pontos de abastecimento mal localizados e entradas de talhão que não foram planejadas, são alguns exemplos. Trabalhamos com o produtor para ajudá-lo a tirar o melhor das nossas máquinas”, diz.

Tosta destaca a importância da qualificação para operações a campo com equipamentos de alta tecnologia. De acordo com o gerente, mesmo que a maioria dos equipamentos do mercado tenha itens embarcados de automação que dispensam o operador, capacitar mão de obra é uma necessidade permanente. “Tem sido um desafio. O produtor tem dificuldade de quantificar até os benefícios financeiros, daquilo que compra. Neste ponto, o software ajuda a desmistificar”, completa.

O representante da Jacto acrescenta que, com ajuda da ferramenta digital, é possível fazer uma demonstração detalhada para demonstrar que uma máquina com transmissão automática pode, entre outros benefícios, economizar 20% de combustível em relação a outra de transmissão manual. “Quando você soma este valor em duas ou três safras ou mesmo num prazo de cinco anos, vê que se trata de um ganho financeiro que não pode ser desprezado e que vai fazer diferença nas contas”, completa.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895