Expodireto

Biocombustíveis, amônia verde e uma rota que liga o RS à China são destaque do Tecnoagro na Expodireto 2025

Encontro visa mostrar as inovações e oportunidades de negócio no Agro gaúcho

"Projeto demandará uma ampliação de 200 mil hectares de plantio de trigo para atendimento da demanda da fábrica", diz Benin sobre planta da Be8
"Projeto demandará uma ampliação de 200 mil hectares de plantio de trigo para atendimento da demanda da fábrica", diz Benin sobre planta da Be8 Foto : Camila Cunha

A planta de produção de etanol anidro da Be8, que ficará em Passo Fundo deve começar a ser construída em abril de 2025. A informação foi comentada pelo coordenador de fomento da empresa, Fábio Benin, em palestra durante o fórum Tecnoagro, na tarde desta quinta-feira, 13, na Expodireto 2025.

Em sua fala, Fábio citou que o local que sediará a planta fabril está em processo final de terraplanagem, mas que a construção das estruturas deve começar paralelamente. “A área total é de 80 hectares, dos quais 40 hectares serão ocupados por edificações como estrutura de equipamentos para processamento. O time de engenharia está na fase final de contratação das empresas de tecnologia”, afirma. A estrutura, que deve contar com planta de fermentação, armazéns e escritórios, deve começar a produzir efetivamente em outubro de 2026.

“A planta que vai ter uma capacidade diária de moagem de 15 mil toneladas de cereais. Este montante perfaz cerca de 525 mil t por ano”, estima Fábio. A previsão é que a moagem de trigo corresponda a 2/3 do total, sendo a última parte destinada a outros cereais de inverno. O destaque ao trigo se dá pelos seus subprodutos, neste caso o glúten vital, que é parte do processo de produção do etanol, que deve atingir 220 milhões de litros por ano.

Segundo Fábio, o empreendimento será benéfico para a economia do RS em diversas frentes. A principal delas é o incentivo direto ao produtor: “O projeto é que, quando 100% da matéria prima for originada de grãos de cereais de inverno, a demanda será de 200 mil hectares de área de plantio. Ou seja, o projeto demandará uma ampliação de 200 mil hectares de plantio para atendimento da demanda da fábrica. Se nós usarmos trigo como referência, isso representa um aumento em aproximadamente 15% da área de produção de trigo no estado”, explica.

Iniciativa quer ligar o RS à China por meio de uma ferrovia que vai até o Peru

Marcos da Silva, da Sol e Vento Energias Limpas, apresentou uma proposta que promete mudar a logística do Rio Grande do Sul. A ideia consiste em uma rota que começará no ainda não construído porto marítimo de arroio do Sal, passa por cidades como Passo Fundo e Santa Rosa, e chega até o Peru por meio de uma ferrovia.

Essa via deve ser construída sem emissões de carbono, usando de veículos completamente elétricos ou com combustíveis renováveis. Além disso, a empresa tem participações estratégicas na construção de ônibus eletrificados que pretendem implantar em todo o Brasil.

Usinas de Amônia para fertilizar a agricultura gaúcha

A Begreen, por meio de seu fundador, Luiz Paulo Hauth, apresentou seu projeto de usinas que utilizam o processo de eletrólise para produzir amônia verde. Segundo Hauth, as plantas devem ficar em Passo Fundo, Tio Hugo e Condor, todas cidades do Estado.

A amônia, que é um fertilizante importante na agricultura, não é produzida em grandes quantidades no RS, tendo o estado que importar quase todo o produto que usa. A ideia de Paulo é mudar esse jogo, podendo exportar a produção até mesmo para a Europa, que tem regras mais restritas em relação a produções verdes.

O projeto tem apoio da Universidade de Passo Fundo e investidores japoneses.

Veja Também