Preço e mercado de biocombustíveis dominam o 34° Fórum Nacional Da Soja na Expodireto Cotrijal 2024

Preço e mercado de biocombustíveis dominam o 34° Fórum Nacional Da Soja na Expodireto Cotrijal 2024

Erasmo Battistella e André Pessoa palestraram no evento promovido pela Cotrijal

Lucas Keske

34° Fórum Nacional da Soja apresenta perspectivas da safra

publicidade

O mundo deve experimentar em 2024 uma oferta de soja maior que a demanda. O dado preocupante foi apresentado nesta terca-feira, 5, durante o Fórum Nacional da Soja na Expodireto 2024, pelo especialista em grãos da Agroconsult, André Pessôa. De acordo com Pessôa, a estimativa para a produção total do Brasil é de 152 milhões de toneladas de soja neste ano, dos quais 93 milhões de toneladas serão exportados. Com isso, a produção global do grão pode ter um excedente de 15 milhões de toneladas, o que é um indicativo de tendência de baixa nos preços por mais tempo.

No Rio Grande do Sul, a expectativa é de um melhor desempenho na safra atual do que os 37 sacos por hectare do ano anterior. Além disso, Pessôa explica que a soja gaúcha, que costuma estar cerca de 14% vendida neste momento do ano, ainda não atingiu tal patamar, porque o produtor tem expectativa de alta no futuro. Hoje, no estado, a oleaginosa tem sido vendida por cerca de R$ 120 a saca de 60 quilos, dependendo da regiãoA segunda palestra do fórum foi proferida pelo empresário Erasmo Batistella, presidente da Be8, fabricante de biodiesel instalada em Passo Fundo. Conforme Batistella, a ampliação da planta para a produção de biocombustível aguarda apenas a licença de instalação da Fepam para ser concretizada, uma vez que já tem licença para funcionamento previamente entregue pelo governador Eduardo Leite.

Batistella lembrou que com a ampliação a fábrica passará a produzir 1,5 milhão de litros do combustível por dia, 200 milhões a mais do que a capacidade atual. A decisão de aumentar a produção, observou, se deu diante da mudança de legislação, a qual passou a permitir a mistura de 14% do biocombustível no diesel vendido nos postos. Quanto a futuras mudanças na legislação que venham a aumentar o percentual, ressaltou o entusiasmo pelo projeto Combustível do Futuro, que deve ser votado na Câmara dos Deputados, em Brasília, ainda nesta semana. “Esse projeto na verdade é um grande guarda-chuva para uma série de energias. Mas o Etanol, em especial, ele prevê aumento de até 35% de etanol na gasolina, hoje é 27%. Então, é uma demanda adicional, que vai pressionar o mercado gaúcho, porque o Estado importa todo o etanol que usa”, ponderou.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895