Simulador de chuva mostra vantagem do plantio em contorno para reter água no solo
Pode chegar a 140% a quantidade de água que infiltra e se armazena no solo em plantios em contorno, em comparação com plantios morro abaixo
publicidade
A Embrapa trouxe à edição de 2024 da Expodireto Cotrijal um simulador de chuvas intensas que demonstra a diferença da quantidade de água que infiltra o solo nos diferentes tipos de plantio. Segundo o pesquisador da área de solos da Embrapa de Passo Fundo (RS), José Eloir Denardin, pode chegar a 140% a quantidade de água que infiltra e se armazena no solo em plantios em contorno, em comparação com plantios morro abaixo. Em resumo, este consiste em realizar o plantio alinhado ao declive do terreno, enquanto aquele prevê a semeadura transversal ao declive.
“A demonstração é didática, muito visível, o que ajuda a convencer o produtor de que ele deve semear em contorno”, diz Denardin. O simulador consiste em uma mangueira pivotante que despeja água sobre dois exemplos de solo, um com cada um dos tipos de plantio. Destes espaços, sai uma mangueira que demonstra a quantidade de água que infiltra o solo em cada tipo de terreno, e se manteria lá por mais tempo, podendo ser usada pelas plantas em futuros períodos de seca. Além disso, as rápidas correntes de água nos declives podem gerar sulcos e agravar o processo de erosão.
VÍDEO | A Embrapa trouxe à edição de 2024 da Expodireto Cotrijal um simulador de chuvas intensas que demonstra a diferença da quantidade de água que infiltra o solo nos diferentes tipo de plantio. pic.twitter.com/wYE00KQDsD
— Correio do Povo (@correio_dopovo) March 6, 2024
Denardin explica que, além da água que se infiltraria no solo, o plantio morro abaixo faz com que os adubos e defensivos aplicados à lavoura sejam levados pela correnteza. O pesquisador ainda explica que, mesmo que o plantio morro abaixo gere facilidades operacionais, todas as vantagens do plantio em contorno fazem dele a melhor opção para o produtor.
Veja Também
- Drones agrícolas atraem compradores e curiosos na Expodireto Cotrijal
- Podendo chegar a 5 metros, sorgo pode servir de silagem e reduzir cigarrinha do milho
- Empresas e representantes do governo chinês buscam fortalecer negócios com o RS
- Cosméticos à base de óleos essenciais cativam público na Expodireto 2024
- Jovens assumem protagonismo para futuro tecnológico no setor leiteiro