Irga lança nova cultivar na Expointer

Irga lança nova cultivar na Expointer

A 426 CL é resistente a brusone e tem a tecnologia Clearfield

Camila Pessôa

Lançamento foi programado para a Expointer

publicidade

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) lançou a cultivar 426 CL em cerimônia nesta segunda-feira, na 45ª Expointer. A variedade é resistente a brusone e conta com a tecnologia Clearfield. Com previsão para estar comercialmente disponível na safra 2023/2024, a cultivar é uma atualização da 426 convencional.

A tecnologia Clearfield, diferencial da 426 CL em relação à 426, torna a cultivar resistente ao herbicida kifix, que combate pragas importantes nos arrozais, como o arroz vermelho. "A partir do momento em que o produtor adota uma cultivar Clearfield ele tem a possibilidade de utilizar o kifix para controlar as principais plantas daninhas dentro da produção do arroz", diz Luciano Pizzuti, gerente de arroz e trigo da Basf, empresa parceira do Irga no lançamento. Segundo ele, a produtividade da cultivar está em linha com as principais cultivares do mercado.

"A Expointer é um momento no qual o Irga conversa com grande parte do público e onde circulam grande parte dos licenciados e produtores que estão envolvidos com a cadeia orizícola, então não tem momento mais adequado par fazer esse lançamento", comenta o gerente.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895