Rural

Programa de recuperação da agropecuária gaúcha recebe reforço de técnicos de outros estados

Iniciativa do Sistema CNA/Senar e Farsul disponibiliza R$ 100 milhões para atuar junto a propriedades rurais

Grupo vai reforçar equipes locais para ajudar na recuperação da produção do agro gaúcho
Grupo vai reforçar equipes locais para ajudar na recuperação da produção do agro gaúcho Foto : Senar/RS / Divulgação / CP

O programa SuperAção Agro Rio Grande do Sul recebeu esta semana o reforço de técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de outros estados para ajudar na recuperação da produção agropecuária do Estado. A iniciativa do Sistema Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)/Senar disponibiliza R$ 100 milhões e tem ações coordenadas pelo Sistema CNA/Senar, Federação da Agricultura do RS (Farsul) e Senar-RS.

As federações e o Senar de Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro deslocaram técnicos para atuar em atividades essenciais, como auxílio na limpeza de propriedades e análise de solo, além de diagnósticos da situação de produtores. Desde o início do projeto, foram feitas atividades como a doação de rolos de feno e limpeza de propriedades, além de visitas a propriedades atingidas pelas enchentes.

Veja Também

Na quarta, os técnicos se reuniram com o coordenador do programa, Valmor Boelhouwer Júnior, e o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, na sede da (Farsul), para receberem orientações e estratégias de atuação.

“Neste momento toda ajuda é bem-vinda. Estamos preparados para o trabalho e esperamos contribuir e fazer o melhor para que o produtor gaúcho retome sua produção. Não é uma tarefa fácil, mas estamos prontos”, disse o técnico Mauro Sérgio Leite, do Senar/MS.

“O momento agora é de unir forças, ficamos felizes em poder ajudar e contribuir”, completa o técnico Renato Lugo Cervantes, também do MS. Pelo Senar/RJ, a técnica Clarissa Ahmed disse estar honrada em participar do trabalho, assim como o colega Renato Queiroz. “Trabalho na parte de ordenhadeira mecânica e vou fazer o melhor que puder para ajudar nossos irmãos do Rio Grande do Sul”, disse.