O programa SuperAção Agro Rio Grande do Sul recebeu esta semana o reforço de técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de outros estados para ajudar na recuperação da produção agropecuária do Estado. A iniciativa do Sistema Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)/Senar disponibiliza R$ 100 milhões e tem ações coordenadas pelo Sistema CNA/Senar, Federação da Agricultura do RS (Farsul) e Senar-RS.
As federações e o Senar de Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro deslocaram técnicos para atuar em atividades essenciais, como auxílio na limpeza de propriedades e análise de solo, além de diagnósticos da situação de produtores. Desde o início do projeto, foram feitas atividades como a doação de rolos de feno e limpeza de propriedades, além de visitas a propriedades atingidas pelas enchentes.
- Haddad: mudança na divulgação do Plano Safra tem a ver com linha especial
- Adiamento de anúncio do Plano Safra aumenta apreensão de produtores gaúchos
- Gastos na merenda escolar da rede estadual devem ter mínimo 30% de produtos da agricultura familiar
Na quarta, os técnicos se reuniram com o coordenador do programa, Valmor Boelhouwer Júnior, e o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, na sede da (Farsul), para receberem orientações e estratégias de atuação.
“Neste momento toda ajuda é bem-vinda. Estamos preparados para o trabalho e esperamos contribuir e fazer o melhor para que o produtor gaúcho retome sua produção. Não é uma tarefa fácil, mas estamos prontos”, disse o técnico Mauro Sérgio Leite, do Senar/MS.
“O momento agora é de unir forças, ficamos felizes em poder ajudar e contribuir”, completa o técnico Renato Lugo Cervantes, também do MS. Pelo Senar/RJ, a técnica Clarissa Ahmed disse estar honrada em participar do trabalho, assim como o colega Renato Queiroz. “Trabalho na parte de ordenhadeira mecânica e vou fazer o melhor que puder para ajudar nossos irmãos do Rio Grande do Sul”, disse.