A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) prestou uma homenagem à Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina (ASRM), que completa 35 anos de fundação, em uma tarde de quarta-feira (22) repleta de reconhecimento à entidade. A cerimônia ocorreu em dois momentos, com a entrega da Medalha da 56ª Legislatura, realizada na sala da presidência, e depois durante o Grande Expediente da sessão plenária.
A distinção, proposta pelo deputado Frederico Antunes, foi entregue ao presidente da ASRM, o médico psiquiatra Sérgio de Paula Ramos, que destacou a relevância do gesto em nome de todos os acadêmicos. “Em nome da Academia, recebo essa homenagem com sincera emoção e profunda gratidão. É um momento que nos honra e, ao mesmo tempo, nos convida à reflexão”, afirmou.
Fundada em 19 de maio de 1990, a ASRM nasceu do ideal de preservar a memória e a dignidade da medicina, compreendida não apenas como ciência, mas como expressão de humanismo. “Temos procurado manter acesa a chama da ética, da cultura e do saber que ilumina o exercício médico. São 35 anos de caminhada, marcados por debates, estudos, publicações e ações voltadas à valorização do conhecimento médico e à defesa da saúde da população gaúcha”, completou Ramos.
- Batalha de startups, tecnologias hospitalares e workshops são destaques do 2º dia do Health Meeting em Porto Alegre
- Uso de Mounjaro contra apneia obstrutiva do sono é aprovado pela Anvisa
- Rio Grande do Sul recebe mais de 400 unidades de medicamento inédito para tratamento do câncer de mama no SUS
Durante o discurso, o médico também alertou para o impacto da abertura de faculdades de medicina no país. “É um fenômeno que ameaça a qualidade da formação médica e, por consequência, o cuidado que o cidadão merece. A medicina exige preparo, vocação e maturação. Formar um médico é muito mais do que conceder um título, é cultivar um espírito de serviço qualificado e de responsabilidade”, pontuou, acrescentando que a academia tem procurado ser voz vigilante nesse debate.
O deputado Frederico Antunes destacou o papel da entidade e fez um convite para que a Academia auxilie as comissões parlamentares em debates que necessitem de um parecer técnico. “Eu faço um chamamento à nossa ASRM, para estarmos mais próximos. Para que a academia tenha e seus 60 membros tenham noção daquilo que está sendo aqui debatido, em nome da sociedade gaúcha, e que contribua conosco, nos entregando informações”, disse.
Presente à cerimônia, o presidente da ALRS, deputado Pepe Vargas – que é médico de formação -, ressaltou o simbolismo da homenagem. “É uma entidade que se dedica a pensar a ciência, a saúde e os temas importantes dessa profissão tão essencial, que tem como razão de ser as pessoas”, disse.
Também participaram da solenidade o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, representando o governador Eduardo Leite, além de parlamentares, autoridades e profissionais da saúde. O evento integrou o calendário oficial das comemorações de 35 anos da ASRM.