Nesta quinta-feira, colaboradores do Correio do Povo participaram de uma palestra sobre saúde e qualidade de vida, realizada na sede do jornal e promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O encontro foi conduzido pelo médico de saúde da família Grimário Nobre de Oliveira, que trouxe uma abordagem prática e acessível sobre cuidados com o corpo e a mente no cotidiano.
Durante a apresentação, o médico destacou os principais fatores que influenciam o bem-estar, entre eles o estilo de vida, a alimentação e o equilíbrio emocional. “Mais de 50% da nossa qualidade de vida depende diretamente das escolhas que fazemos todos os dias”, enfatizou.
As telas exibidas ao longo da palestra abordaram temas como os benefícios da atividade física, os riscos do tabagismo, as consequências do consumo abusivo de álcool e as principais causas da obesidade, como o sedentarismo e o estresse.
Grimário também chamou atenção para o impacto do cigarro na saúde, lembrando que o fumo contém cerca de 4.500 substâncias tóxicas, entre elas nicotina, monóxido de carbono e alcatrão, e está associado a diversas doenças graves, como câncer, enfisema pulmonar e infarto.
O fumo passivo, ou seja, quando a pessoa respira a fumaça de uma pessoa que fuma no mesmo ambiente, também está associado a 30% de casos de doença pulmonar.
- Conheça 9 frutas com gorduras que fazem bem à saúde
- Camomila: aliada que ajuda a reduzir a ansiedade e melhorar o sono
- Gestantes que praticam musculação têm menos dores e melhor qualidade de sono, aponta pesquisa
O médico reforçou a importância de transformar o cuidado com a saúde em um hábito diário.
“Fazer atividade física não é uma obrigação, e sim uma necessidade”, destacou Grimário, arrancando sorrisos e reflexões do público presente.
De forma didática, a palestra estimulou a reflexão sobre hábitos saudáveis e prevenção de doenças, em um ambiente de diálogo e aprendizado. A ação integra o calendário de atividades da CIPA, que busca promover bem-estar, segurança e qualidade de vida no ambiente de trabalho.