Saúde

Bebidas alcoólicas são apreendidas em Canoas após caso suspeito de intoxicação por metanol

Ação conjunta entre órgãos municipais reforça controle sobre produtos irregulares; 40 garrafas foram encontradas sem comprovação de importação

A Delegacia de Polícia foi comunicada sobre a ocorrência para dar continuidade às apurações
A Delegacia de Polícia foi comunicada sobre a ocorrência para dar continuidade às apurações Foto : Vinicius Thormann / Prefeitura de Canoas / CP

A comunicação de um caso suspeito de intoxicação por metanol registrado na cidade de Canoas desencadeou uma operação conjunta entre equipes do Procon de Canoas, Vigilância Sanitária, Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e agentes da Guarda Municipal em mercados, distribuidoras de bebidas, depósitos e lojas de conveniência da cidade. A ação teve como foco principal verificar a procedência e as condições de comercialização de bebidas alcoólicas, além de inspecionar alimentos.

Foram vistoriados quatro locais. Em um deles foram apreendidas 40 garrafas de bebidas alcoólicas por descaminho, já que não havia comprovação de importação legal ou pagamento dos devidos impostos. O proprietário do local foi nomeado fiel depositário, procedimento legal que o torna responsável pela guarda dos produtos até que a investigação seja concluída. Com isso, o comerciante deve manter as mercadorias sob sua custódia, sem poder utilizá-las, vendê-las ou descartá-las, até decisão das autoridades competentes.

A Polícia Civil foi comunicada sobre a ocorrência para dar continuidade às apurações. De acordo com os órgãos municipais envolvidos, ações integradas como essa são fundamentais para garantir a segurança dos consumidores e coibir práticas ilegais que colocam em risco a saúde da população.

Veja Também