Um homem que apresentou sinais de intoxicação por bebida alcoólica é monitorado pela Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Novo Hamburgo. O caso foi notificado à Secretaria da Saúde (SES) para que seja investigado devido às ocorrências de intoxicação por metanol registradas no Brasil.
Até o momento, no Rio Grande do Sul, um caso deste tipo foi confirmado. O paciente é um homem de 42 anos, residente em Porto Alegre, que relatou ter consumido o destilado em São Paulo (SP) no dia 26 de setembro. Após atendimento médico inicial, ele já foi liberado.
Em Novo Hamburgo, a suspeita trata-se de um homem de 21 anos que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos no início da semana. A SES foi notificada ainda ontem e conforme a gerente de Vigilância em Saúde, Letícia Dutra, o caso está sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica do município. O paciente foi liberado da UPA após verificada condições de melhora clínica, sem evolução de sintomas até o momento.
O que é o metanol
O metanol é um solvente altamente tóxico e sua ingestão pode resultar em intoxicação grave, com risco de cegueira irreversível e óbito, devido à sua biotransformação em ácido fórmico no organismo. O crescente número de notificações de casos graves em outros estados elevou a situação ao status de Evento de Saúde Pública (ESP).
Em caso de suspeita de intoxicação por consumo de bebida alcoólica, a orientação é que se procure imediatamente atendimento médico.
- Sobe para 352 o número de garrafas recolhidas em ação da Polícia Civil contra risco de intoxicação por metanol no RS
- Secretário de Saúde de Porto Alegre garante abastecimento de antídoto para casos de intoxicação por metanol
- Saúde de Porto Alegre confirma caso de intoxicação por metanol com origem em São Paulo