Saúde

Saúde de Novo Hamburgo monitora paciente com suspeita de intoxicação alcoólica

Caso foi notificado à SES para que seja investigado devido às ocorrências de metanol

Novo Hamburgo tem um caso suspeito de intoxicação por bebida alcoólica
Novo Hamburgo tem um caso suspeito de intoxicação por bebida alcoólica Foto : Marcello Casal Jr/Agência Brasil/CP

Um homem que apresentou sinais de intoxicação por bebida alcoólica é monitorado pela Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Novo Hamburgo. O caso foi notificado à Secretaria da Saúde (SES) para que seja investigado devido às ocorrências de intoxicação por metanol registradas no Brasil.

Até o momento, no Rio Grande do Sul, um caso deste tipo foi confirmado. O paciente é um homem de 42 anos, residente em Porto Alegre, que relatou ter consumido o destilado em São Paulo (SP) no dia 26 de setembro. Após atendimento médico inicial, ele já foi liberado.

Em Novo Hamburgo, a suspeita trata-se de um homem de 21 anos que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos no início da semana. A SES foi notificada ainda ontem e conforme a gerente de Vigilância em Saúde, Letícia Dutra, o caso está sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica do município. O paciente foi liberado da UPA após verificada condições de melhora clínica, sem evolução de sintomas até o momento.

O que é o metanol

O metanol é um solvente altamente tóxico e sua ingestão pode resultar em intoxicação grave, com risco de cegueira irreversível e óbito, devido à sua biotransformação em ácido fórmico no organismo. O crescente número de notificações de casos graves em outros estados elevou a situação ao status de Evento de Saúde Pública (ESP).

Em caso de suspeita de intoxicação por consumo de bebida alcoólica, a orientação é que se procure imediatamente atendimento médico.

Veja Também