Saúde

Caminhada das Vitoriosas do Imama pinta de rosa as ruas de Porto Alegre

Cerca de 10 mil pessoas participaram da caminhada, que partiu do Parque Moinhos de Vento em direção ao Parque da Redenção

22ª Caminhada das Vitoriosas do Imama coloriu as ruas de Porto Alegre na manhã deste domingo
22ª Caminhada das Vitoriosas do Imama coloriu as ruas de Porto Alegre na manhã deste domingo Foto : Camila Cunha

A cor rosa tomou conta das ruas de Porto Alegre neste domingo. A cor estava presente nas roupas, no cabelo, em acessórios e até mesmo em sinalizadores. Tudo isso para celebrar a vitória e reforçar a conscientização sobre uma importante pauta de saúde. A 22ª edição da Caminhada das Vitoriosas, do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), mobilizou cerca de 10 mil pessoas, que coloriram as ruas da Capital para espalhar a mensagem de que a prevenção salva vidas.

A presidente voluntária do Imama no RS, a médica Cintia Graziella Seben, celebrou o sucesso do evento, que marca as ações do instituto dentro do Outubro Rosa, e destacou a importância de reforçar a prevenção. A caminhada foi acompanhada pela vice-prefeita de Porto Alegre, Betina Worm, pela primeira-dama, Valéria Leopoldino, e pelo secretário Municipal da Saúde (SMS) da Capital, Fernando Ritter.

“Neste ano tivemos como tema ‘Transforme o Autocuidado em Rotina’, justamente para convidar as mulheres a incentivar o diálogo com suas amilas, familiares, vizinhas e colegas sobre a importância dos exames. Uma vez que diagnosticado na fase inicial da doença, a chance de cura do câncer de mama é superior aos 95%. Também é momento de celebrar a vitória daquelas mulheres que passaram por essa jornada”, citou a presidente do Imama.

Veja Também

A tradicional caminhada do Imama começou no Parque Moinhos de Vento, onde as pessoas eram recebidas com diversas ações de empresas e entidades parceiras do instituto, oferecendo brindes e experiências exclusivas para os caminhantes. Entre elas, estava o Hospital Moinhos de Vento, que levou profissionais para orientar sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama, além de oferecer aferições de saúde para os participantes.

A banda da Brigada Militar também participou do evento, animando na recepção de quem faria a caminhada. Os agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) que acompanharam o grupo durante o percurso também utilizavam roupas cor-de-rosa em alusão ao tema, como parte da campanha Blitz Rosa Pela Vida, promovida pelo órgão neste mês.

Caminhada para comemorar

Diagnosticada com câncer de mama em setembro de 2024, a moradora de Gravataí, Maristela Mendes, de 61 anos, transformou a caminhada em um momento de celebrar a vitória sobre o tumor. Desde que recebeu o diagnóstico, ela conta que já concluiu as quimioterapias e realizou cirurgias para retirada do nódulo. Em fase final no processo de tratamento, restam a ela algumas sessões de radioterapia. Esta foi a primeira vez que ela participou da caminhada, acompanhada da filha, Fernanda Mendes.

“É lindo demais ver tanta gente assim reunida e, principalmente, muitas mulheres que conseguiram vencer. É uma doença muito difícil. Tive muita sorte que foi um tumor apenas local e que agora está tudo bem. É possível, sim, vencer o câncer de mama, mas a mulher precisa se cuidar, fazer a prevenção, procurar ajuda e saber que sempre vai ter uma luz no fim do túnel. Participar dessa caminhada faz eu me sentir uma vitoriosa”, contou.