Nesta quarta-feira entra em funcionamento na cidade de Montenegro o Centro de Atenção à Saúde da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (CAS/TEA), batizado de Dominó. O novo serviço de atenção à saúde mental será voltado ao atendimento especializado de pessoas com diagnóstico ou em investigação de Autismo de crianças e adolescentes.
De acordo com a diretora de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde, Daiana dos Santos Gallas, o CAS/TEA contará com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicopedagoga, musicoterapeuta, nutricionista e neuropediatra. O serviço vai oferecer atendimentos mediante agendamento, após encaminhamento da rede pública de saúde ou por acolhimento espontâneo, ampliando as possibilidades de acesso da comunidade.
Antes, os pacientes com TEA em Montenegro eram atendidos no CAPS Infantil, mas com a implantação do CAS/TEA Dominó, a expectativa da Secretaria Municipal da Saúde é expandir o número de atendimentos e qualificar ainda mais o cuidado especializado.
Segundo a secretária municipal da Saúde, Andreia Coitinho da Costa, a inauguração do novo centro representa um avanço significativo para a rede de saúde mental do município. "Com o CAS/TEA Dominó, Montenegro passa a oferecer um espaço estruturado e preparado para acolher as especificidades das pessoas com Autismo e suas famílias, fortalecendo nossa rede e garantindo mais dignidade e atenção integral", destaca.
O Centro de Atenção à Saúde da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo fica localizado na Rua Ricardo Jahn, 320.
- Secretário de Saúde dos EUA promove teoria infundada sobre circuncisão e autismo
- Anvisa: não há registros que relacionem paracetamol a autismo
- Ministério da Saúde lança nova linha de cuidados para TEA e anuncia investimento anual de R$ 2,3 milhões para o Rio Grande do Sul
- Comissão aprova que sinais de escolas sejam substituídos por música para conforto de autistas