A Emergência Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) tem operado acima da capacidade durante toda essa semana. Na manhã desta quarta-feira são 33 pacientes, para 14 vagas. A maioria dos casos deve-se a sintomas respiratórios, somados a casos de media e alta complexidade diversos.
A superlotação impõe a restrição de atendimentos, por isso, apenas casos de risco de morte estão sendo recebidos. Em casos mais simples, a recomendação é de que a população evite a Emergência Pediátrica do Clínicas e procure as unidades básicas de saúde ou prontos atendimentos.
De acordo com o boletim das 11h desta quarta-feira no painel de emergências da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de Porto Alegre, a pediátrica do Hospital Conceição chegou a 100%, com 14 pacientes para 14 vagas. Desta forma, apenas a Santa Casa não registra lotação. A emergência pediátrica da casa de saúde está com 75% da lotação com seis pacientes para oito vagas.
A taxa de ocupação de pacientes adultos e pediátricos em Pronto Atendimentos é semelhante, mas com todos ultrapassando 100% de leitos ocupados. A pior situação é no Moacyr Scliar que chega a 212%. Seguido do Saúde Mental do IAPI, com 163%, e do Bom Jesus, com 162%. O Lomba do Pinheiro atingiu 100% de ocupação.
- Secretário de Saúde de Porto Alegre garante abastecimento de antídoto para casos de intoxicação por metanol
- Saúde de Porto Alegre confirma caso de intoxicação por metanol com origem em São Paulo
- PF apura se metanol abandonado para combustíveis é usado para adulterar bebidas