Entrou em funcionamento nesta segunda-feira, no Hospital Municipal Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, a nova sala do bloco cirúrgico, destinada à realização de cirurgias gerais. Com a abertura do espaço, o hospital passa a ter capacidade para realizar em média 120 cirurgias por mês, ampliando o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos eletivos. O investimento de aproximadamente R$ 40 mil foi realizado pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV).
Para o coordenador e cirurgião de cirurgia geral do hospital, Carlos Eduardo Teixeira, a nova sala representa um avanço concreto para a capacidade assistencial do hospital. "A ampliação do bloco cirúrgico nos permite atender mais pacientes com segurança e qualidade. Cada nova sala aberta, a fila de demandas diminui. É mais gente sendo operada com agilidade", afirmou.
O prefeito de Sapucaia, Nestor Bernardes destacou o impacto da iniciativa para a população. "Investir na estrutura do nosso hospital é investir diretamente na saúde das famílias sapucaienses. A inauguração dessa nova sala é mais um passo na construção de uma rede de saúde mais forte, mais completa e mais próxima da nossa comunidade", disse.
GUAÍBA TAMBÉM ABRE MAIS DUAS SALAS CIRÚRGICAS
O Hospital Regional Nelson Cornetet, de Guaíba, também conta com duas novas salas cirúrgicas para realização de atendimentos feitos para cidadãos que dependem exclusivamente dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). O novo espaço, mais moderno, confortável e com tecnologia de ponta, foi viabilizado por meio do Governo do Estado, através do programa SUS Gaúcho, com um investimento de R$ 300 mil. Para a prefeita Claudinha Jardim, a estrutura que já está em pleno funcionamento significa muito mais do que um novo espaço. “Estamos promovendo ações reais de humanização, acolhimento e levando esperança para as pessoas através da saúde pública".
- Ministério da Saúde assina início de obras de novas UBS no RS e entrega equipamentos para hospitais
- Em breve, HU contará com 600 leitos hospitalares
- GHC promove mobilização em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue
- Carreta do Ministério da Saúde chega à Sapucaia do Sul com foco na saúde da mulher