Hospital Moinhos de Vento recebe ministro Paulo Pimenta
Ações da instituição de saúde em favor da retomada gaúcha foram apresentadas à comitiva
publicidade
A direção do Hospital Moinhos de Vento recebeu, nesta quarta-feira, 24, o ministro extraordinário pela Reconstrução, Paulo Pimenta. O encontro buscou reforçar a disposição da instituição em se somar ao esforço de retomada gaúcha.
“O hospital tem muito a contribuir — seja pela atuação do Instituto Moinhos Social, nosso pilar social, seja com nosso expertise via Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), em parceria com o Ministério da Saúde”, explicou o superintendente de Responsabilidade Social e Gestão de Riscos, Admilson Reis da Silva.
O Moinhos de Vento é o único hospital fora de São Paulo a integrar o Proadi-SUS, programa que desenvolve e apoia o Sistema Único de Saúde (SUS) para prestar a melhor assistência em saúde à população. De 2009 a 2023, realizou 97 projetos, com aplicação de R$ 824,4 milhões. Nesse período, foram realizados mais de 1 milhão de atendimentos clínicos, procedimentos e exames laboratoriais. Mais de 207 mil participantes foram recrutados para pesquisas, enquanto 235 mil profissionais se capacitaram no âmbito dos projetos Proadi-SUS.
"O Hospital Moinhos de Vento é um grande parceiro para o recomeço da vida dos gaúchos. Foram mais de 60 abrigos no Rio Grande do Sul que contaram com o trabalho dos profissionais deste importante hospital. São mais de 20 mil gaúchos que contaram com este importante apoio. E certamente iremos desenvolver novas parcerias ao longo dos meses para auxiliar na reconstrução do Rio Grande do Sul", destacou o o ministro extraordinário pela Reconstrução, Paulo Pimenta.
Por meio do Instituto Moinhos Social, mais de mil ações foram realizadas desde sua criação, em 2021, impactando mais de 310 mil pessoas. Além disso, o IMS presta consultoria para instituições sem fins lucrativos, capacitação para educadores e desenvolve um programa de bolsas de estudo na Faculdade Moinhos de Vento.
Ações para reconstrução
Durante a enchente e após o desastre, neste ano, 61 abrigos foram atendidos por profissionais de saúde voluntários do Hospital Moinhos de Vento. Com a iniciativa, cerca de 24 mil pessoas receberam assistência. Além disso, foram doados mais de 27 mil litros de água, 28 mil itens de higiene, 16 mil roupas e 4,8 toneladas de alimentos.
Também estiveram presentes na reunião a superintendente médico do Hospital, Luiz Antonio Nasi, a superintendente de Operações, Tanira Torelly Pinto, a superintendente de Assistencial e de Educação, Vania Röhsig, e a líder do Instituto Moinhos Social, Monique Pimentel. A coordenadora do Escritório de Projetos do Proadi-SUS, Daniela Cristina dos Santos, e a chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia, Sheila Martins, fizeram parte do grupo.
Veja Também
- Com investimento de R$ 9 milhões, Hospital Moinhos de Vento inaugura andar para atendimento pediátrico
- Em três anos, número de pacientes de oncologia tratados no RS aumentou quase 50%
- Qual é a diferença entre Wegovy, Ozempic, Mounjaro e Rybelsus?
- Caramelo pesa 380 quilos e segue sob os cuidados do Hospital Veterinário da Ulbra, em Canoas