Hospital São Lucas da PUCRS reinaugura espaço do ambulatório SUS afetado por temporal em 2024

Hospital São Lucas da PUCRS reinaugura espaço do ambulatório SUS afetado por temporal em 2024

Espaço que atende 8 mil pacientes por mês passou por obras civis, na climatização e na estrutura

Correio do Povo

Reinauguração do espaço do Ambulatório SUS do Hospital São Lucas da PUCRS

publicidade

A partir deste mês de julho, o Ambulatório SUS do Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre retoma os atendimentos no seu local original após serem concluídas as reformas no espaço, que havia sido danificado por conta de um temporal em janeiro de 2024. O impacto ocasionou a perda total de móveis e equipamentos e causou avarias à estrutura física. Um evento no local marcou oficialmente a inauguração do espaço, contando com a presença de autoridades.

Em janeiro de 2024, um forte temporal em Porto Alegre atingiu a estrutura dos ambulatórios, causando destelhamento, e a entrada de água danificou a estrutura física e os equipamentos. Após a ocorrência, o hospital acionou o seguro e realizou estudos sobre a estrutura. As obras, em si, duraram em torno de 5 e 6 meses.

Durante as obras, os pacientes foram realocados para outros espaços do hospital para garantir a continuidade dos atendimentos. "Em um primeiro momento, realocamos boa parte dos atendimentos nas estruturas do Parque Esportivo e do Centro de Reabilitação, em uma estrutura mais improvisada que permaneceu por 30 dias, e depois fizemos toda a realocação dentro de espaços no hospital para que a gente também facilitasse o acesso dos usuários. Durante todo esse período, não foram interrompidos os atendimentos", explica Andrea Bandeira Pró-Reitora de saúde da PUCRS.

A reforma de obras civis, de climatização e na estrutura do espaço, localizado no terceiro pavimento, teve investimento de R$ 3,2 milhões. Destes, R$2,6 milhões do caixa do hospital e o restante com apoio da Central do Dízimo para mobiliários e equipamentos e demais doações.

"Sempre que a nossa casa é afetada por questões climáticas, e o Rio Grande do Sul acabou de viver isso de uma maneira tão intensa, a organização, por mais que a gente tente mitigar, acaba não sendo igual. Nós não perdemos nenhum atendimento, só que eles tiveram que ser realocados para outras áreas, conviver e compartilhar outras áreas que não eram exatamente próprias para isso. Poder retornar agora 1 ano e meio depois para o espaço próprio que era desses pacientes, significa a gente retomar uma normalidade", afirma Oswaldo Balparda, diretor geral do hospital São Lucas da PUCRS.

O ambulatório atende 8 mil pacientes por mês e, em 2024, realizou 1 milhão de diagnósticos, terapias e tratamentos, em especialidades como Cardiologia, Pneumologia, Geriatria, Psiquiatria, Endocrinologia e diferentes tipos de cirurgias. O espaço é também utilizado como maneira de formação de profissionais da saúde. Além dos residentes médicos e da área multiprofissional, há também colaboração de estudantes de cursos de graduação ligados à saúde.

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895