Montenegro projeta construir até o fim do ano nova unidade de saúde para atender 18 mil usuários

Montenegro projeta construir até o fim do ano nova unidade de saúde para atender 18 mil usuários

Abertura de crédito especial de R$ 5 milhões foi aprovado ainda em março; UBS vai contemplar moradores do bairro Santa Rita que segue em expansão

Fernanda Bassôa

A nova unidade vai facilitar o acesso da população a serviços de saúde preventivos, diagnósticos e de acompanhamento

publicidade

O projeto executivo de uma nova unidade de saúde que deverá atender cerca de 18 mil usuários na cidade de Montenegro, está em fase de elaboração, segundo informou recentemente a Administração do Vale do Caí. A nova unidade, que de acordo com a secretária municipal da Saúde, Andreia Coitinho da Costa, terá uma edificação em torno de 600 metros quadrados, atenderá comunidades de quatro bairros e moradores de 12 localidades do interior.

Em março deste ano, a Câmara de Vereadores aprovou abertura de um crédito especial no valor de m pouco mais de R$ 5,3 milhões para a construção da UBS que será erguida rua Albino Borchardt, no bairro Santa Rita, área central da cidade. Os recursos, de origem federal, foram incluídos nas Metas e Prioridades do Plano Plurianual, viabilizando o início das obras.

Entretanto, segundo informou o Executivo, a verba ainda não foi liberada, mas conforme a secretária, obra já está sendo licitada. "Então acreditamos que, se os recursos forem liberados ainda no primeiro semestre de 2025, a previsão é de que as obras se iniciem até o final deste ano." A nova unidade prevê centralizar e facilitar o acesso da população a serviços de saúde preventivos, diagnósticos e de acompanhamento, atendendo às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, destacou a importância da obra para o bairro, que vem registrando um crescimento populacional expressivo. "O Santa Rita carece de uma unidade de saúde que atenda às demandas da comunidade de forma eficiente. O projeto foi elaborado com base em estudos técnicos que comprovam sua viabilidade e relevância, garantindo um atendimento de qualidade e alinhado às necessidades da população."

Com a nova unidade, anunciada pelo prefeito em março de 2023, os serviços de saúde serão descentralizados, oferecendo maior comodidade e agilidade no acesso a consultas médicas, odontológicas, de enfermagem e outros cuidados essenciais como, por exemplo, a vacinação. A proposta visa não apenas melhorar a infraestrutura de saúde no município, mas também promover um ambiente adequado para o atendimento integral, reforçando o compromisso com a qualidade de vida dos cidadãos.

Segundo Zanatta, a construção da UBS Santa Rita representa um avanço significativo para a saúde pública de Montenegro, atendendo a uma demanda urgente da comunidade e garantindo maior acessibilidade aos serviços de saúde. Hoje o município dispõe de sete Unidades de Saúde da Família (USFs) e quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895