Saúde

Pelotas decreta emergência em saúde pública

Segundo informações da prefeitura, a medida foi tomada devido ao aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e outras doenças respiratórias

O prefeito de Pelotas, Fernando Marroni, decretou situação de emergência em saúde pública. Segundo informações da prefeitura da cidade da região Sul, a medida foi tomada pelo aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e outras doenças respiratórias. O documento foi publicado nesta sexta-feira no diário dos municípios.

Conforme a prefeitura, a decisão foi motivada pela pressão sobre a rede municipal de saúde, que enfrenta alta ocupação de leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O decreto destaca que a medida foi tomada devido a alta circulação de vírus respiratórios que comprometem a promoção, proteção e recuperação da saúde da população. "A região sul do Estado e o Município de Pelotas, apresentam um aumento significativo de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG, com tendência de crescimento, conforme análises de indicadores epidemiológicos", diz o documento.

Para as autoridades municipais, um dos motivos pelo aumento de casos é o baixo índice de vacinação. A secretária municipal de Saúde, Ângela Vitória relata que há doses disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. Desde o início da campanha de vacinação 34,9% do grupo considerado prioritário foi vacinada. Segundo ela com estas ações, será possível buscar que a estrutura hospitalar seja capaz de dar resposta a essa emergência em saúde pública, evitando situações mais extremas. "O decreto nos auxilia justamente nisso, em garantir que haja leitos e todo atendimento necessário neste período de maior demanda", conclui.

Veja Também