Saúde

Simers e Banco de Alimentos reúnem forças com arrecadações de alimentos no RS neste sábado

Trote Solidário ocorre em conjunto com o Sábado Solidário hoje, até 18h30min, em supermercados parceiros

Trote Solidário do Sindicato Médico do RS (Simers) ocorre em Porto Alegre, por exemplo
Trote Solidário do Sindicato Médico do RS (Simers) ocorre em Porto Alegre, por exemplo Foto : Fabiano do Amaral

O Trote Solidário do Sindicato Médico do RS (Simers), reunindo estudantes de Medicina de diversas universidades gaúchas, ocorre neste sábado, até às 18h30min, em apoio ao Sábado Solidário, promovido pela Rede de Bancos de Alimentos do RS. Participam da ação hoje em diversos supermercados parceiros os Bancos de Porto Alegre, Canoas, Vale do Sinos (São Leopoldo), Região do Calçado (Novo Hamburgo) e Santa Maria.

No dia 11, somente o Sábado Solidário está agendado para os Bancos de Alimentos de Capão da Canoa, Caxias do Sul e Venâncio Aires, enquanto as duas ações ocorrem conjuntamente na região de Pelotas. Neste sábado, os acadêmicos arrecadam alimentos não perecíveis, que, depois, são destinados a organizações sociais atendidas pelos Bancos locais.

“Para eles (estudantes), é algo muito importante, porque começam já na faculdade a ter uma visão humanista em relação a esta atuação. Medicina não se faz apenas com medicamento, existe um trabalho preventivo que inicia com o bem-estar alimentar da população. E esta parceria solidária entre nós e o Simers é muito importante, porque o Sábado Solidário, mais o Trote Solidário, aumentam significativamente nossa arrecadação”, disse o diretor adjunto do Banco de Alimentos de Porto Alegre, Marcelo Sanabio.

O acadêmico de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rogério de Jesus Abreu Júnior, presente no Asun da República, no bairro Cidade Baixa, destacou que dois carrinhos repletos de alimentos já haviam sido coletados no começo da tarde. “É muito gratificante. Entregamos alguns panfletos, e quem se solidariza com a causa, compra lá dentro e traz aqui para nós, arroz, feijão, não perecíveis em geral, e bastante gente está auxiliando”, comentou ele, acrescentando ter participado da ação pela primeira vez.

A chefe de caixa Roseli Silveira, moradora do bairro, fez a doação de alguns alimentos. “Gosto bastante de ajudar, e sempre que possível, procuro doar também”, salientou ela. Segundo o Simers, participam do Trote Solidário, edição 2/2025, as faculdades de Medicina da Feevale, PUCRS, UCPEL, UCS, UFCSPA, UFFS, UFN, Ufpel, UFRGS, UFSM, Unijuí, Unipampa, Unisc, Unisinos, Univates e UPF.

Veja Também