A avenida Praia de Belas e ruas nos arredores do bairro Menino Deus amanheceram pintadas de rosa neste sábado. Isso porque cerca de 500 pessoas participaram da quarta edição do Imama Bike Day, a ação que marca o início das atividades de conscientização para o Outubro Rosa do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) em Porto Alegre.
O médico mastologista e vice-presidente do Imama, Ademar José Bedin Júnior, destaca que o evento que une esporte, saúde e conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Ele também aponta que o momento de encontro e socialização em prol da causa é essencial, seja para chamar a atenção da sociedade como para dar suporte às mulheres que estão em tratamento.
- Com o tema “Transforme o autocuidado em rotina”, Imama abre atividades do Outubro Rosa
- Brasil já tem 127 casos suspeitos de intoxicação de metanol, diz ministro da Saúde
- Ultramaratonista gaúcho supera limites do corpo ao participar de prova de 1.000 km
“É um evento muito voltado para a atividade física, que é tão importante para a prevenção das doenças, como o câncer de mama. Nossa intenção é chamar muita atenção para a causa, para a prevenção e também para a atividade física. Acaba se tornando também um momento de convívio muito grande, onde as pacientes que estão passando pelo tratamento se sentem muito acolhidas”, afirmou o médico.
O Bike Day integra a programação oficial do Outubro Rosa 2025, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. Ao longo do mês, outras atividades também serão realizadas. A principal delas é a Caminhada das Vitoriosas, que está em sua 22ª edição. “Queremos fortalecer esse convite para que participem do nosso maior evento, que será no dia 19, saindo do Parque Moinhos de Vento em direção ao Parque da Redenção. Vamos reunir muitas pessoas em prol da causa”, completou.