Saúde

UCPel inaugura Hospital de Simulação em Pelotas

A estrutura está instalada no Campus da Saúde, em Pelotas

Após a inauguração, foi realizada a simulação de um parto em uma das salas do complexo hospitalar
Após a inauguração, foi realizada a simulação de um parto em uma das salas do complexo hospitalar Foto : Angélica Silveira / Especial / CP

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) inaugurou na manhã desta sexta-feira o primeiro Hospital de Simulação (HSim) do Estado. Com a estrutura instalada junto ao Campus da Saúde, na zona Norte da cidade, o HSim incorpora o Laboratório de Simulação Realística (SimLab), criado com o objetivo de aprimorar o ensino acadêmico da realidade prática dos serviços de saúde.

As obras no espaço iniciaram em março de 2024. Foram investidos aproximadamente R$ 10 milhões, em recursos próprios da universidade. A estrutura tem 1,1 mil metros quadrados de área construída e conta com 11 salas de simulação completa e três de habilidades. Os ambientes reproduzem com fidelidade diferentes setores de um hospital, como centro cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), consultórios e enfermarias.

O espaço dispõe de 107 manequins, entre modelos automatizados, semi e não automatizados, além de equipamentos eletromédicos e todo o enxoval de um hospital. Autoridades, como a secretária municipal de saúde, Ângela Vitória acompanharam a cerimônia de inauguração. Na oportunidade, ela anunciou que até o final da gestão, o objetivo é investir 24% do orçamento em saúde. “A ideia é sempre tentar construir para que os serviços de saúde ajudem a suprir a necessidade da população. Este novo espaço de aprendizagem vai construir saúde para todos”, relata.

A secretária estadual de Relações Institucionais, Paula Mascarenhas, disse que o hospital é mais uma conquista para a educação da cidade. “É um exemplo pedagógico do quanto o trabalho coletivo pode produzir para o serviço público. O hospital de simulação representa um profundo respeito a população, aos estudantes que vão ter a oportunidade de treinar antes de trabalhar com o ser humano”, confirma.

O reitor da universidade, José Carlos Pereira Bachettini Júnior lembra que desde que o projeto pedagógico do curso de Medicina e de todos os cursos da saúde, a simulação entrou na UCPel. “Sempre trabalhamos com pequenos laboratórios de simulação ao longo dos últimos 10 anos”, lembra. O HSim é inspirado no Hospital Universitário São Francisco de Paula.

“Do atendimento a ambulância até a alta hospitalar, essa obra consolida o sonho do projeto pedagógico, que foi validado com a nota máxima pelo Ministério da Educação. Simulamos desde uma notícia difícil, que um futuro médico tem que dar a alguma família até uma cirurgia, enfim simulamos todos os cenários de vivência que o nosso aluno quando profissional for terá que passar”, garante.

Ele enfatiza que independentemente da tecnologia a universidade não abandona o lado humano do processo de formação. “Além da técnica, queremos um enfermeiro e um médico humano. No último ano, a cidade da saúde da UCPel realizou 1.140 procedimentos, pelo SUS, desde uma vacina até um transplante. O nosso aluno simula as questões no HSim e depois vive isso no hospital”, confirma. Após a solenidade, os presentes puderam acompanhar a simulação de um parto, em modelos automatizados.

Veja Também